Tempo (ALERTA)

Tempo (ALERTA) -
Onda de calor coloca todos os distritos ‘em aviso amarelo’

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Todos os distritos de Portugal continental vão estar a partir desta sexta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Enquanto os dezoito distritos ficam debaixo desse nível de perigo até às 18h de sábado devido à previsão de persistência de valores elevados das temperaturas máximas, dez mantêm-no mais um dia.

O aviso amarelo de tempo quente para Bragança, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Beja, Castelo Branco e Portalegre também começou às 12h desta sexta-feira, mas vai vigorar até às 18h de domingo.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para os próximos dias continuação de tempo quente e seco nas regiões norte e centro destacando-se valores da temperatura máxima na ordem dos 40 graus Celsius, no interior da região sul e na parte interior do Vale do Tejo, sendo no restante território acima dos 30 graus.

A temperatura mínima também irá aumentar, prevendo-se noites tropicais (mínimas acima de 20,°C) em vários locais do Centro e Sul, com destaque para a região do Sotavento Algarvio, onde as mínimas poderão ser próximas de 25°C.

Em causa está, segundo o IPMA, a ação de uma «crista anticiclónica entre o Golfo da Biscaia e o arquipélago da Madeira, que dará origem a uma circulação que trará em altitude uma massa de ar com origem no Norte de África».

CONSELHOS DGS

“Na sequência deste episódio de tempo quente, que deverá ser mais prolongado a sul do Tejo e Beira Baixa, onde é expectável a ocorrência de uma onda de calor até dia 29, pelo que se aconselha seguir as orientações da DGS [Direção-Geral da Saúde] para situações de tempo quente”, refere o IPMA em comunicado.

A DGS recordou entretanto a recomendação de especial atenção aos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos e grávidas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS