Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
BRAGA

BRAGA -
12 eurodeputados reuniram para monitorizar a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência

O Hotel Elevador, no Bom Jesus, em Braga acolheu uma reunião com 12 eurodeputados, membros Comissão dos Orçamentos e da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, juntamente com Olga Pereira, vereadora do Município de Braga, e com o presidente da CCDR-N, António Cunha.

Esta sessão decorreu na passada terça-feira e serviu para monitorizar a implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apelidado de “Next Generation EU”.

Na reunião, Olga Pereira salientou a importância de envolver os agentes regionais e locais na execução e monitorização do Plano de Recuperação e Resiliência.

«As cidades e as suas organizações têm um papel cada vez mais crucial na resolução de problemas da sociedade e o envolvimento das autoridades locais e regionais nos planos de recuperação e resiliência é fundamental para dar um novo impulso à Agenda 2030 e atingir os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável», afirmou.

No entanto, a vereador bracarense lamentou a falta de envolvimento dos agentes locais no desenho do PRR, algo que, na sua visão, prejudica a coesão e a estratégia do desenvolvimento territorial.

«Verificou-se uma visão excessivamente centralista e faltam estímulos à competitividade e capacitação do tecido empresarial, juntando-se a isso o esquecimento das áreas da cultura e desporto enquanto motores de desenvolvimento», realçou Olga Pereira, que alertou ainda que a inflação e o aumento de custos da energia e matérias-primas pode-se revelar um risco na execução do PRR.

«Esses são motivos que devem possibilitar um reajustamento e recalendarização dos planos nacionais, o que será uma oportunidade para uma afectação mais equilibrada e harmoniosa dos fundos disponíveis», concluiu a vereadora.

VISITA A EMPRESAS FINANCIADAS PELA POLÍTICA REGIONAL DA UE

Para além desta sessão de trabalhos, os eurodeputados visitaram também empresas projectos financiados pela Política Regional da União Europeia.

Entre elas esteve a Bosch, em Braga, que estabeleceu com a Universidade do Minho um projecto de parceria de inovação, que permite antecipar os novos desafios do futuro da mobilidade e que conta com financiamento da União Europeia.

O eurodeputado belga Johan Van Overtveldt, presidente da Comissão dos Orçamentos, chefia esta missão, completada por uma equipa que conta também com José Manuel Fernandes, de Portugal, Herbert Dorfmann, da Itália, Andrey Novakov, da Bulgária, e de Jan Olbrycht, Polónia.

Para além disso, integram também esta equipa Margarida Marques, de Portugal, Pierre Larrouturou, de França, Camilla Laureti, da Itália, Valérie Hayer e Fabienne Keller, da França, Bogdan Rzonca, da Polónia e Dragos Pîslaru, da Roménia.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS