Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

DORNELAS – -
Centenas de pessoas despediram-se de Miguel Viana

Uma verdadeira multidão participou, este sábado, nas cerimónias fúnebres de Miguel Viana, o militar da GNR, natural de Dornelas, que morreu na quinta-feira depois de um acidente de viação, na EN 308, em Figueiredo.

O trágico acidente, que ceifou a vida a “Miguel Longavida”, como era conhecido, motivou uma enorme onda de pesar, sobretudo em Amares e na Póvoa de Lanhoso – era na Póvoa que trabalhava actualmente, estando destacado naquele posto da GNR.

Este sábado, centenas de “motards” acompanharam o trajecto da carrinha funerária entre o Hospital de Braga até à Igreja Paroquial de Dornelas, onde foi feito o funeral, que juntou muitas outras pessoas que se quiseram despedir de Miguel Viana – que era um apaixonado pelas “duas rodas”. Passaram ainda pelo posto da GNR da Póvoa de Lanhoso.

Ao jornal “O Amarense”, chegaram algumas críticas à ocupação de vários lugares, no estacionamento da Igreja Paroquial de Dornelas. «Foi organizado um passeio e algumas pessoas deixaram os carros no estacionamento, o que obrigou a que as pessoas que vieram ao funeral tivessem que procurar outras soluções», lamentou uma moradora local.

FOTOS: Moina na Estrada

ALERTA - VALE DO HOMEM (Souto/Sequeiros) / -
Descarga poluente no Rio Homem alarma população

Espuma branca e cheiro intenso alarmaram, esta manhã, um transeuente que passava na margem do rio Homem, na fronteira entre as freguesias de Souto (Terras de Bouro) e Sequeiros (Amares). Acabou por alertar as autoridades e rrgistar o momento que agora reportamos. Mais um caso que expõe a urgência da instalação de uma rede de saneamento eficaz para proteção do mais importante recurso hídrico do Vale do Homem.

Ler mais

ACTIVIDADE OPERACIONAL – -
GNR deteve 40 pessoas na última noite

A GNR deteve 40 pessoas em flagrante delito, entre as 20h00 de sexta-feira e as 08h00 de hoje, sábado, em todo o país, no âmbito de operações que visaram sobretudo a prevenção e combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária.

Em comunicado, aquela força anuncia 30 por condução sob o efeito do álcool, nove por condução sem habilitação legal e uma por tráfico de estupefacientes.

Apreendeu 72 doses de haxixe e 7,3 gramas de liamba.

A fiscalização de trânsito detectou 1263 infracções, destacando-se 859 por excesso de velocidade.

Foram registados 120 acidentes, que resultaram em quatro feridos graves e 50 feridos leves.

EDIÇÃO IMPRESSA - -
Padre seguro apesar da revolta da população do Gerês

Sem missa e com a capela fechada. As comemorações do 27º aniversário da elevação do Gerês a Vila, que este ano decorreram no dia 19 de Junho, ficaram marcadas pela polémica com o padre Marcelo Correia, dando origem a uma série de acções de protesto encabeçadas pela Junta de Freguesia de Vilar da Veiga e pela população, que pediam a saída do pároco.  Algo que, sabe “O Amarense & Caderno de Terras de Bouro”, não vai acontecer, pelo menos para já, até porque a Arquidiocese de Braga já disse que os movimentos eclesiásticos estão fechados.

Ler mais

GOÃES – -
Casa do Povo do Vale do Cávado celebra Dia dos Avós

No dia 22 de Julho, a Casa do Povo de Vale do Cávado promove a quarta edição da festa do Dia Mundial dos Avós. A partir das 14h30, a instituição, sediada em Amares, promete uma tarde de muita animação e convívio, numa iniciativa que vai ser animada pela Marcha de Goães, pelos Cantares de Santa Marta e pelos Soundwave.

Associação Florestal do Cávado - -
Equipas florestais de Amares, Barcelos e Terras de Bouro receberam novas viaturas

A Associação Florestal do Cávado (AFC) recebeu, hoje, das mãos do Primeiro-Ministro, António Costa, três novas viaturas para as equipas florestais de Amares, Barcelos e Terras de Bouro. Uma das viaturas foi atribuída à nova equipa de cinco homens que está a ser criada em Barcelos e as outras duas irão substituir as viaturas obsoletas dos sapadores de Amares e Terras de Bouro.

Ler mais

EDIÇÃO IMPRESSA - -
Bracicla continua sem solução e empresário admite sair de Amares

A abertura de um novo acesso à Bracicla, em Figueiredo, ainda não arrancou, porque os proprietários dos terrenos circundantes ainda não chegaram a acordo. Na última Assembleia Municipal, o proprietário da empresa lamentou que ainda não tenha sido encontrada uma solução e admitiu a saída de Amares. Falando na parte final da sessão, no período reservado às intervenções do público, António Veloso disse que, nos últimos quatro meses, «muitas soluções foram idealizadas, mas nenhuma realizada».

Ler mais