Vinte colectividades das freguesias do Concelho de Terras de Bouro mostraram, esta tarde, as tradições históricas e etnográficas locais. Nem a tarde quente, a aconselhar a uma sombra ou um espaço mais refrescante, demoveu as gentes locais, que mostraram os saberes do passado, guardados orgulhosamente de geração em geração.
Dia: 4 de Agosto, 2018
AMARES –
Calor, cor e animação em nova edição do “Colorir Amares”
Num dia abrasador, com temperatura muito elevada, mais de duas centenas de pessoas participaram na segunda edição do “Colorir Amares”. A caminhada, de cerca de cinco quilómetros, saiu do largo da feira semanal e passou por diversos pontos, como a Câmara Municipal e a Escola Secundária, antes de chegar à Praça do Comércio, onde houve uma “Festa da Espuma” e a actuação do DJ Bruno Vinhas. A iniciativa é organizada pela empresa amarense “Only Adventure Mountain”, criada a partir da Associação de Montanhismo Idas e Voltas Por Aí.
JÁ NAS BANCAS -
Vive atormentada com medo do ex-marido/Barco de Rio Caldo já navega reparado e legal
Uma mulher de Amares vive actualmente em parte incerta, com uma pensão de 244 euros e «atormentada» com medo que o ex-marido lhe faça mal e concretize as «várias ameaças de morte» que lhe fez no passado.
Um ano depois o Barco Rio Caldo está pronto a navegar. Reparado e legal. Na viagem inaugural com os jornalistas, o Presidente da Câmara de Terras de Bouro deu conta de todo o processo que permitiu que a embarcação não estivesse mais um Verão parada.
BICO –
Festa do Emigrante arrancou com muita animação
Foi com muita adesão e animação que arrancou, na noite passada, a Festa do Emigrante em São Vicente do Bico, um evento que pretende sobretudo dar as boas-vindas a todos aqueles que que regressam agora à sua terra natal.
O primeiro dia ficou marcado pela actuação da banda 4Fun e de um espectáculo de “stand-up comedy” de Tó & Nando.
JÁ NAS BANCAS -
Preservar e valorizar o património natural da Abadia
Proteger as espécies naturais existentes e promover a Abadia enquanto destino turístico em termos paisagísticos e ambientais foram os dois objectivos que levaram à criação da brochura “Viagem pela Biodiversidade: a Abadia enquanto laboratório vivo”, sobretudo composta por fotografias, quer de paisagem, quer da fauna e flora existente.