Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

JUSTIÇA - -
MP acusa ex-gestores do ISAVE de falência dolosa e peculato

O Ministério Público da Comarca de Braga (Braga, Coordenação) acusou três ex-administradores do ISAVE- Instituto Superior de Saúde do Ave – então sedeado na Póvoa de Lanhoso – dos crimes de insolvência dolosa, e peculato (a dois deles) e de um crime de participação económica em negócio, a um terceiro. Entre os dois principais arguidos está o então presidente do Instituto, José Henriques. O atual ISAVE, com sede em Amares, nada tem a ver com a gestão anterior, agora acusada.

Ler mais

BRAGA – -
GNR detecta 686 infracções de trânsito numa semana

A GNR anunciou esta segunda-feira a detenção de 27 pessoas em flagrante delito, na semana de 10 a 16 de Setembro, em operações realizadas em todo o distrito de Braga que visaram especialmente a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a fiscalização rodoviária.

Entre as detenções, 11 foram motivadas por condução sob o efeito do álcool e cinco por condução sem habilitação legal.

No trânsito, a fiscalização detectou 686 infracções: 129 por excesso de velocidade, 53 por condução sob o efeito de álcool, 25 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 28 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

Foram registados 133 acidentes, dos quais resultaram dois feridos graves e 45 feridos leves.

Em termos de fiscalização geral, a GNR instaurou 87 autos de contra-ordenação: 52 no âmbito de legislação policial, 20 no âmbito de incêndios florestais e 15 no âmbito do consumo de produtos estupefacientes.

CALDELAS – -
Comemorações dos 25 anos de elevação a vila no sábado

Caldelas assinala no próximo sábado, a partir das 14h30, o 25º aniversário da elevação a vila, com um programa que arranca com o descerramento de uma placa evocativa e a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento comemorativo, na entrada da piscina municipal.

A ocasião será aproveitada para a realização da 4ª sessão ordinária da Assembleia Municipal de Amares, que terá lugar no Auditório de Caldelas, a partir das 15h00.

Para as 18h00 está agendado um Verde de Honra, com momento musical pelo Grupo Coral ed Caldelas, que será servido – de forma gratuita – na Churrasqueira de Caldelas.

JUSTIÇA – -
Relação confirma que comerciante tem que indemnizar antigo comandante da GNR do Gerês

O Tribunal da Relação de Lisboa negou provimento ao recurso interposto por uma comerciante de São Bento da Porta Aberta, que tinha sido condenada, em Setembro do ano passado, a indemnizar o sargento Hélder Branco pelo crime de difamação agravada.

Em primeira instância, a comerciante, estabelecida nas proximidades do Santuário de São Bento da Porta Aberta, fora condenada pelo Tribunal Judicial de Lisboa ao pagamento de uma multa de 900 euros e de uma indemnização de 2500 euros ao militar da GNR.

Não se conformando com a decisão, apresentou recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa, que negou provimento e confirmou a decisão inicial. Foi ainda condenada ao pagamento das custas judiciais no valor total de 408 euros.

Os factos remontam ao dia 14 de Abril de 2014, data em que a agora arguida remeteu ao Comando Geral da GNR, em Lisboa, uma exposição em que se queixava de estar a ser vítima de «perseguição pessoal» por parte do então comandante do posto do Gerês, Hélder Branco.

A exposição foi arquivada pela Inspecção-Geral da GNR, mas o militar participou o caso ao Ministério Público, por se sentir ofendido na sua honra.

Três anos volvidos, a arguida foi condenada a uma pena de multa de 150 dias à taxa diária de 6 euros, o que perfaz a quantia de 900 euros, acrescendo ainda o pagamento de todas as custas criminais e cíveis, no valor aproximado de dois mil euros.

O 1º Sargento Hélder Branco é actualmente o comandante da GNR do Sameiro, em Braga. Recentemente, foi notícia depois de vários militares do posto se terem queixado de serem pressionados a passar multas.

DE 21 A 27 DE SETEMBRO - -
Gerês Viver Turismo assinala dia mundial do Turismo com concurso de selfies

A associação empresarial Gerês Viver Turismo vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que ocorre a 27 de Setembro e para isso levará a cabo um concurso de selfies, o “Selfie Gerês”. O tema deste ano é “Turismo e a Transformação Digital”, definido pela Organização Mundial do Turismo. Os três primeiros classificados terão direito a um prémio, que poderá ser oferta de alojamento, participação gratuita em eventos e ainda caminhadas guiadas. Para mais informações pode consultar o site www.geres.pt.