Segundo um estudo da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco), que será publicado na edição de Outubro da revista Teste Saúde, os profissionais em maior risco de desenvolver crises de ‘burnout’ (esgotamento) são os empregados de lojas e supermercados (43%), profissionais de saúde (não médicos, 39%) e quem trabalha em serviços administrativos (37%) ou em profissões ligadas ao ensino (28%).
Dia: 25 de Setembro, 2018
EDUCAÇÃO –
ISAVE já tem tuna
O ISAVE – Instituto Superior de Saúde lançou a YSATUNA, uma tuna académica, com o intuito de divulgar a música e a cultura portuguesas e, ao mesmo tempo, criar laços de amizade e complementar a formação. A primeira actuação pública aconteceu na sessão de abertura do ano lectivo.
Dos 30 elementos que compõem a tuna, estiveram em palco 17 tunos. A Ysatuna contará, ainda, para o próximo ano lectivo, com os recém-chegados alunos que trarão, da mesma forma, uma maior diversidade ao nível vocal e instrumental.
Nesta sua primeira atuação, entoaram-se o “Homem do leme”, “Desfolhada” e “Traçadinho”, seguidos do tradicional grito académico F-R-A (“éfe-érre-á”), acrónimo de Frente Revolucionária Académica.
O logótipo da tuna invoca a laranja e a Ponte do Porto, símbolos bem marcantes do concelho de Amares.
BRAGA -
Requalificação do Centro Escolar de S. Lázaro custou mais de 1 milhão e 200 mil de euros
Ricardo Rio inaugurou, esta segunda-feira, o Centro Escolar de S. Lázaro que foi alvo de uma profunda requalificação. Com um investimento superior a 1 milhão e 200 mil euros, um projecto financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – NORTE2020.
BRAGA -
IKEA dá ‘nova vida’ a casas de Braga para vítimas de violência doméstica
As três casas de transição para vítimas de violência doméstica da Câmara de Braga ganharam ‘nova vida’ graças à intervenção da multinacional sueca IKEA, que aceitou o desafio da autarquia para dar mais conforto a todas as pessoas que necessitam deste apoio.
AMARES –
Concelho vive Semana do Desporto e Juventude até domingo
O Concelho de Amares vive, até ao próximo domingo, nova edição da Semana do Desporto e Juventude, que arrancou esta segunda-feira com um périplo pelos seis centros escolares do concelho.
Os primeiros da semana dedicada ao desporto vão centrar-se nos mais jovens, com várias actividades e iniciativas desportivas com o intuito de sensibilizar para a importância do desporto e da actividade física.
Na terça-feira à noite, o programa prossegue com uma sensibilização nocturna aos caminhantes nas freguesias de Rendufe e Amares.
Na quarta-feira à tarde é a vez de subir ao palco, no auditório Conde Ferreira, em Amares, uma peça de teatro/debate para abordar temas com a anorexia e a obesidade. Um projecto em parceria com o Instituto do Desporto e Juventude (IDPJ).
O périplo pelos centros escolares encerra na quinta-feira em Lago e Amares.
No dia seguinte, no Largo D. Gualdim Pais, realizam-se os Jogos Sem Fronteira Infantis, para todos os alunos do 4º ano, organizados pela Associação de Desenvolvimento Desportivo do Vale do Homem (ADDVH), o Município e a Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo.
À noite, o Centro Escolar de Amares promove a iniciativa “Cinco horas a bulir”.
O dia de sábado é dedicado aos desportos mais radicais e também à música, no parque de lazer de Felinhos, em Lago.
Durante o dia, os amantes do desporto ao ar livre poderão fazer padel, caiaque e escaldada, entre outros desportos radicais e a noite é dedicada aos artistas locais.
Das 19h00 às 21h00, o palco estará aberto a todos os artistas do concelho que pretendam exibir os seus dotes musicais. A noite termina com um After Party com a presença vários DJs da terra.
A III Semana do Desporto e Juventude termina no domingo, nas piscinas de Caldelas, com os Jogos Concelhios para as freguesias.
BRAGA -
Ministério da Cultura recua e atribui subsídio máximo aos Encontros de Imagem por “excelência”
Ao contrário do que sucedeu nas últimas duas edições, o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes (DGArtes), atribuiu à candidatura dos Encontros de Imagem de Braga o subsídio máximo de 40 mil euros, classificando de “excelência” o evento.
REGIÃO -
Esposende apresenta estratégias para alimentação saudável nas escolas
No âmbito do Plano Municipal de Promoção da Saúde e com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de Outubro, o município de Esposende, em colaboração com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde e o ACES Barcelos/Barcelos, realiza um seminário subordinado à temática ‘Estratégias para a promoção de uma alimentação saudável em contexto escolar’.