Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

EDIÇÃO IMPRESSA - -
Gualdim Pais. Naturalidade do guerreiro motiva discussão mas relembra figura ímpar da História

O Auditório Conde Ferreira, em Amares, acolheu a sessão de encerramento das Jornadas Gualdinianas, com uma série de comunicações alusivas à vida e obra de D. Gualdim Pais.

No final da sessão, o Vereador da Cultura do Município, Isidro Araújo, afirmou que «não faz sentido falar de Gualdim Pais esquecendo esta comunidade», aludindo ao facto de, num primeiro momento, Amares ter ficado fora destas jornadas.

Já o Presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, havia dito durante a inauguração de um painel evocativo sobre a personalidade histórica que «não interessa nada ter uma guerra pela paternidade de D. Gualdim Pais, o que importa é destacar a marca que o guerreiro templário nos deixou».

Ler mais

EDIÇÃO IMPRESSA - -
Grupo de Cantares Populares de Bouro Santa Marta há 10 anos a espalhar a tradição

A «paixão por este tipo de música e a cultura das pessoas da freguesia» foi o primeiro aspecto focado por Alfredo Pereira, fundador do Grupo de Cantares Populares de Bouro Santa Marta.Fomos então «visitar o coração do Minho, o berço de prata no concelho de Amares, Bouro Santa Marta», como refere a letra de um dos originais do Grupo, num vira dedicado à freguesia. São já dez anos de história a levar longe a alegria e a tradição.

Ler mais