O Município Amares informou, esta sexta-feira, que fora do período crítico e quando o índice de risco de incêndio não for de níveis muito elevado ou máximo, a queima de matos cortados, amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração está sujeita à comunicação prévia à autarquia local, nos termos do n.º 2 do art.º 28º do Decreto-Lei n.º 14/2019 de 21 de Janeiro.
Dia: 16 de Fevereiro, 2019
SAÚDE –
Portugueses estão a dormir pouco e mal, alerta associação
Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida activa e social, disse o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim Moita.
EDIÇÃO IMPRESSA –
Amares rejeita transferência de competências do Governo
A Assembleia Municipal de Amares aprovou por maioria, com a abstenção dos cinco membros do PS, a proposta de não-aceitação da delegação de competências por parte do Governo no ano de 2019. Na apresentação do ponto único da ordem de trabalhos desta sessão extraordinária, Manuel Moreira disse que, «neste momento, a aceitação das competências que o Estado pretende transferir para o Município comporta um risco demasiado elevado».
BRAGA –
Turismo do Porto e Norte e Arcebispo visitam obras do Bom Jesus
O recém-eleito presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, visita na próxima segunda-feira, 18 de Fevereiro, a convite do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, as obras de conservação e restauro da Basílica do Bom Jesus, em Braga.
NACIONAL -
Segunda-feira há nova subida nos combustíveis
A partir da próxima segunda-feira, o gasóleo e a gasolina sobem cerca de 1,5 cêntimos por litro. No caso do diesel, será a sexta semana consecutiva em que o preço sobe, segundo os dados compilados pela Comissão Europeia.
EDIÇÃO IMPRESSA –
Câmara de Amares privatiza serviço de recolha de lixo
A Câmara de Amares decidiu avançar para a privatização do serviço de recolha do lixo, tendo já aprovado em reunião de executivo municipal, com os votos contra da oposição, a abertura de um concurso público internacional no valor máximo de 435 mil euros. O contrato tem a duração de oito anos, renovável ao fim de quatro.
AMARES –
Teatro sensibiliza para a importância da reciclagem
O Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Amares recebeu, esta sexta-feira à noite, a actuação da Ysatuna – Tuna Académica do ISAVE e a apresentação da peça “A Revolta dos Ecopontos”, pelo grupo de teatro bracarense Tin.Bra. A iniciativa, de cariz lúdico-pedagógico, foi promovida pelo pelouro do Ambiente da Câmara de Amares, com o intuito de alertar para a importância da reciclagem.