O programa ‘Guimarães Acolhe acompanha actualmente 56 cidadãos, provenientes de vários países, entre os quais se destacam a Eritreia, Sudão e Síria, anunciou esta terça-feira a Câmara Municipal.
Dia: 12 de Maio, 2021
BRAGA
BE defende que Braga precisa “urgentemente” de condições para a mobilidade suave
A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda (BE) de Braga defendeu a criação “urgente” de condições para concretizar a mobilidade suave, posição partilhada pela a Associação Braga Ciclável.
BRAGA
Braga integra projecto internacional para o desenvolvimento sustentável com cidade argentina de Villa Maria
Braga integra um projecto financiado pela União Europeia, através do programa Europe Aid, que é liderado pela cidade argentina de Villa Maria e tem ainda como parceiro a capital do Paraguai, a cidade de Assunção e a Mercociudades, rede das principais cidades da América do Sul, anunciou esta quarta-feira a Câmara bracarense.
EUROPA
Nuno Melo queixa-se à Provedora da Justiça da UE sobre nomeação do procurador português
O eurodeputado Nuno Melo (CDS-PP) apresentou uma nova queixa à Provedora de Justiça da UE no quadro da nomeação do procurador português, instando Emily O’Reilly a actuar face às respostas que considera insatisfatórias do Conselho e da Comissão.
REGIÃO
António Cunha quer alcançar 2 mil milhões de euros de fundos comunitários para o Norte
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, confirmou esta terça-feira aos representantes da Comissão Europeia e ao comité de acompanhamento do programa NORTE 2020 “a forte expectativa de alcançar até final de 2021 a meta de mais de dois mil milhões de euros de fundos comunitários executados”, equivalente a 61 por cento do orçamento global disponível até 2023.
AMARES
76ª Feira Franca de Amares realiza-se a 15 de Maio
O Largo Dom Gualdim Pais acolhe no próximo dia 15 de Maio a 76ª Feira Franca de Amares. A iniciativa está de regresso com uma feira de produtos locais, uma exposição fotográfica e um showcooking com degustação. Estão previstas também as III Jornadas dos Citrinos, que vão decorrer no Auditório Conde de Ferreira, a partir das 14h30.
AMARES
Aberto concurso para a requalificação da Avenida da Cova em Rendufe
Foi aprovado na manhã desta quarta-feira o projecto técnico de execução, programa de concurso, caderno de encargos e a abertura de procedimento do concurso para a requalificação da Avenida da Cova, em Rendufe. A empreitada prevê a «melhoria das condições de segurança da via, possibilitando a drenagem das águas pluviais da via pública, o alargamento da faixa de rodagem e a construção de um passeio praticamente na totalidade da sua extensão».
AMARES
Amares vai aderir ao “Green Cities Award” para «impulsionar estratégias de sustentabilidade ambiental»
O executivo municipal de Amares aprovou, esta quarta-feira, uma proposta para aderir ao acordo “Green Cities Award”, uma iniciativa que pretende «tornar as cidades de toda a europa mais limpas e saudáveis».
TERRAS DE BOURO
Processo de candidatura da Geira a Património da Humanidade concluído e entregue na Comissão Nacional da UNESCO
Na sequência do Processo de candidatura da Geira/Via Romana a Património da Humanidade e «não tendo sido possível devido à pandemia» a deslocação de uma comitiva representativa do Município de Terras de Bouro ao Ministério dos Negócios Estrangeiros – com o intuito de formalizar a mesma candidatura – foram feitos contactos com o embaixador José Filipe Moraes Cabral, tendo sido «solicitado o envio do processo por via digital, ficando adiada, para quando as condições o permitirem, a recepção dos responsáveis municipais em Lisboa». O processo de candidatura foi então enviado para a Comissão Nacional da UNESCO, esperando-se agora a actualização da Lista Indicativa Portuguesa, com a consequente integração da Via XVIII / Geira Romana.
REGIÃO
PSP deteve duas pessoas por condução ilegal em Famalicão
A PSP deteve esta terça-feira, pelas 11h25, em duas artérias da cidade de Vila Nova de Famalicão, dois cidadãos, com 64 e 29 anos, por estes «não possuírem qualquer documento que os habilitasse para o exercício da condução».