O Executivo Municipal de Braga reúne na próxima segunda-feira, 6 de Março, em sessão pública com início pelas 09h30, no auditório do Centro de Juventude de Braga – Pousada de Juventude, contando com a intervenção do público inscrito.
Dia: 5 de Março, 2023
BRAGA
Quinta Pedagógica de Braga recebeu Open-Day do ‘canil’
A Quinta Pedagógica de Braga recebeu este sábado o Open-Day que o CRO – Centro de Recolha Oficial, vulgo ‘canil’, organiza todos os meses, em locais diferentes de forma de sensibilização da população para uma adopção responsável de um animal.
BRAGA
Ricardo Rio fala sobre Cidades do Futuro em Madrid
O presidente da Câmara de Braga defendeu, em Madrid, que as cidades se têm de “adaptar” e apostar no desenvolvimento económico” para gerar riqueza, fixar pessoas, investimento e criar e postos de trabalho qualificado.
OPINIÃO
Centro Médico
Opinião de Marco Alves
Infelizmente, assistimos no país a um serviço de saúde pública onde há uma enorme qualidade dos recursos humanos, mas que pela sua gestão ineficiente, descuidada e excesso de carga de trabalho são milhares de utentes portugueses que esperam meses, ou até mesmo anos, por uma consulta, deixando-se ficar com um serviço de saúde de qualidade, sem dúvida, mais lento e descuidado, levando a que haja pouca confiança.
Mais de cinco milhões de portugueses têm seguro privado ou um subsistema de saúde. Há pouco mais de um mês, após insistência da minha parte, acompanhei um familiar a consulta no Centro Médico Dona Filomena. Fez-me recordar, quase 20 anos depois, da minha primeira consulta com médico de família (Dr. Mário Rui), no edifício que outrora funcionava como centro de saúde, situado na Rua Dr. Eduardo Gonçalves, inaugurado em 1972 pelo Ministro da Saúde e Assistência, o Dr. Baltazar Sousa.
Atualmente, o edifício totalmente remodelado, pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Amares, funciona como Centro Médico Dona Filomena. Inaugurado em 2017, surgiu para dar resposta efetiva à população de Amares e concelhos vizinhos na prestação de cuidados de saúde nas mais diversas áreas de intervenção. Dispõe de um corpo clínico de excelência, quer na Medicina Geral e Familiar, quer nas diversas Especialidades Médicas e na Medicina de Reabilitação.
A Fisioterapia das Termas de Caldelas, antes da primeira decisão do executivo municipal, poderia e deveria, através de protocolo contratual normal, ter sido entregue à SCMA, certificação própria… Decisões de má gestão ou má-fé!?
A clínica preocupa-se e dedica-se a prestar especial atenção à pessoa e em particular a esta enquanto doente. Centra os seus esforços de forma a assegurar um serviço de excelência, assim como um atendimento, tratamento e acompanhamento personalizado e humanizado. Dispõe de acordos e convenções com as principais seguradoras e sistemas complementares de saúde.
O risco da diabetes tipo 2 cresceu 28% após Covid-19, segundo indica um estudo efetuado na Alemanha. O confinamento gerado pela Covid-19 causou um impacto no estilo de vida e os hábitos alimentares da população. Foi possível verificar um aumento no consumo de fast-food, tabaco, consumo de álcool e redução na prática de atividades físicas. Fatores que favorecem o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Depois de ter efetuado análises, o meu familiar foi diagnosticado com este distúrbio. Consultado na especialidade de endocrinologia e encaminhado para nutricionista, o seu estado de saúde melhorou significativamente. Falta a atividade física…
Saúde cuidada, vida conservada.
PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS
Compra meia aldeia que descobriu quando fazia o Caminho da Geira
Um criador de conteúdos e líder de viagens português, seguido por 128 mil pessoas no Instagram, comprou “meia aldeia” em Castro Laboreiro, no concelho de Melgaço, que conheceu enquanto percorria o Caminho da Geira e dos Arrieiros, para desenvolver um projeto de turismo rural.
AMARES
Inaugurada esta manhã a “renovada” Igreja de São Tiago de Goães
Já estão concluídas e inauguradas as obras de restauro da Igreja de S. Tiago de Goães, em Amares. O momento ficou marcado pelo descerrar de uma placa evocativa e uma Eucaristia com Crisma, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes, no âmbito de uma visita pastoral à referida paróquia na manhã deste domingo.
CULTURA
“Semana Santa de Braga” é o tema da XX Edição do Concurso Municipal de Fotografia
O Concurso Municipal de Fotografia celebra, este ano, vinte anos de edições ininterruptas. Ao longo da sua existência, evocaram-se e celebraram-se múltiplas facetas do “nosso” património cultural, incluindo os principais eventos festivos Bracarenses: Braga Romana, Capital Europeia da Juventude, Noite Branca ou Festas de São João. Nesta XX edição, o tema será “A Semana Santa de Braga”, completando-se o quadro de evocação e celebração das mais importantes festividades de Braga.
OPINIÃO
As competências para o futuro…
Vivemos num tempo com novos e complexos desafios, mudanças ao nível da evolução da humanidade, em termos demográficos, tecnológicos, económicos, políticos e ambientais, onde é necessário pensar estrategicamente e agir diferente, obtendo novas e adequadas competências para enfrentar o futuro.
A criatividade e inovação como uma ferramenta na obtenção de novas e diferentes ideias, conceitos, aspetos e perspetivas para resolver solucionar e prever atuais e novos problemas, encontrando soluções adequadas e relevantes para as pessoas e organizações.
A Cocriação como capacidade de criação de equipas multidisciplinares de colaboração, trabalho em equipa, de relacionamento com os outros, com o objetivo de compreender o próximo, acrescentando valor e resolver problemas complexos e com diferentes aspetos em análise.
Competências digitais e tecnológicas como procurando encontrar formas e ferramentas de gestão e tratamento de dados no design, comunicação e distribuição de produtos e serviços, num mundo global, onde se procura reduzir as distâncias, com rapidez, comodidade e com preocupações ambientais.
Competências humanas como: a escuta ativa e compreensão do outro, a gestão das expetativas e emoções, a proatividade e resiliência, a adaptabilidade, trabalho em equipa, a aprendizagem contínua e aquisição de novas habilidades e competências, a equidade, a proatividade e a liderança são fundamentais para o futuro.
Nesta perspetiva e segundo o Fórum Económico Mundial (World Economic Forum) verificamos que 50% de todos os colaboradores precisarão de requalificação até 2025, à medida que a adoção da tecnologia aumenta. Aspetos como o pensamento crítico e a resolução de problemas estão no topo da lista de habilidades que os empregadores acreditam que crescerão em destaque nos próximos cinco anos. Habilidades de autogestão; como aprendizagem contínua resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade.
A sustentabilidade constitui uma preocupação constante tendo em consideração a fragilidade do planeta, a finitude dos recursos e os ecossistemas, sendo necessário assegurar a continuidade da vida na Terra, através de atividades mais ecológicas, biológicas, sustentáveis e recicláveis, procurando uma coexistência e uma interação com a natureza, minimizando desta forma, o impacto humano na natureza.
EDIÇÃO IMPRESSA
Pagou 50 mil euros a falso procurador para lhe mudar a medida de coacção
O Ministério Público (MP) acusou, por corrupção activa, um homem de Braga que terá pago 50 mil euros a outro, que se intitulava procurador e que lhe terá prometido alterar a medida de coação de permanência na habitação. A acusação abrange mais duas outras pessoas, a quem é imputado o crime de burla qualificada, na forma consumada, perfazendo um total de quatro arguidos.
ACTIVIDADE OPERACIONAL
GNR deteve 502 pessoas em flagrante na última semana
A GNR realizou um conjunto de operações em todo o território nacional, entre os dias 24 de Fevereiro e 2 de Março, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contra-ordenacional, tendo sido detidas no decorrer das mesmas 502 pessoas em flagrante delito.