Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

REGIÃO -
Politécnico de Viana do Castelo debate o papel do professor-investigador esta quarta-feira

A Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo acolhe, esta quarta-feira, o seminário “Ser professor-investigador em contextos de prática profissional: que sentidos e que possibilidades?”. Trata-se de uma oportunidade para «refletir sobre a importância de os profissionais na área da Educação e do Ensino avançarem para a investigação das respectivas práticas no sentido da melhoria contínua».

Ler mais

AMARES -
Concerto tributo a Zeca Afonso a 24 de Abril no auditório Conde Ferreira

O auditório Conde Ferreira, em Amares, acolhe no próximo dia 24 de Abril, pelas 21h, um concerto tributo a Zeca Afonso, integrado nas “Comemorações do 25 Abril” no Concelho. A entrada é gratuita, para um espectáculo que conta com as participações de Luís Capela, Ricardo Costa, José Santos, Ysatuna, David Fernandes e Inês Almeida.

Ler mais

SAÚDE -
ISAVE e “Groupe Hospitalier Privé Ambroise Paré – Hartmann” estabelecem parceria

Os docentes Daniela Gonçalves, Lígia Monterroso e João Sousa realizaram no final do passado mês de Março uma “mobilidade” – ao abrigo do programa “Erasmus+” – a um Grupo Hospitalar em Paris, no sentido de estabelecer parceria ao nível dos estágios e ensinos clínicos.

A “mobilidade” contemplou uma visita à EHPAD – estrutura residencial para pessoas idosas do referido grupo hospitalar, onde a coordenadora do curso de Enfermagem, Lígia Monterroso, testemunhou a «dinâmica diária dos cuidados de enfermagem: desde os cuidados de higiene, alimentação, administração terapêutica e outros cuidados de enfermagem mais especializados».

Ao nível da Fisioterapia, o docente João Sousa e a Coordenadora Geral dos Estágios, Daniela Gonçalves, visitaram os diversos serviços de Fisioterapia do Grupo Hospitalar, com especial foco na Geriatria, Cardio-Respiratória, Ortopedia e Reumatologia. A “mobilidade” serviu ainda para estabelecer outras parcerias na região, permitindo a visita a diversos gabinetes e, ainda, ao Hospital Centre Rives de Seine.

Em nota enviada pelo ISAVE, pode ler-se que a iniciativa foi «extremamente enriquecedora para o conhecimento e formação nas áreas de saúde, em particular, de Enfermagem e Fisioterapia. O conhecimento da realidade de Enfermagem e de Fisioterapia “in loco” possibilitou auditar estas Instituições, em particular, o Groupe Hospitalier Privé Ambroise Paré – Hartmann para contemplar estágios futuros».

O estabelecido destas alianças de cooperação entre diversas instituições que contemplam estes cuidados de saúde e o ISAVE, permitiu «alargar a oferta de estágios e ensinos clínicos ao nível internacional».