O Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho Mariz, vai presidir este domingo, dia 13 de agosto, à Grande Romaria de S. Bento da Porta Aberta. É o regresso curto a uma casa que bem conhece, uma vez que o prelado da Diocese do Porto foi o anterior presidente da Irmandade de São Bento da Porta Aberta.
Cumpre, assim, a promessa que deixou no Santuário, na peregrinação de julho, quando era já conhecida a sua nomeação pelo Papa Francisco para Bispo Auxiliar da Diocese do Porto.
Roberto Rosmaninho vai presidir à missa solene em honra de São Bento da Porta Aberta, que está agendada para as 11h30 deste domingo e que vai ser solenizada pelo Grupo Coral de São Bento da Porta Aberta.
PROGRAMA
Além da missão festiva, o programa daquele que é o dia mais importante da Grande Romaria inclui missas às 6h00, 7h30, 9h30, 16h00 e 22h00.
A tarde é reservada à atuação de bandas filarmónicas. Para as 17h00 está agendada a exposição e ósculo da relíquia de São Bento, seguindo-se, pelas 18h00, a Majestosa Procissão em honra de São Bento.
O programa do dia encerra com um espetáculo de fogo de artifício.