A ‘Start Me Up – Feira de emprego, Empreendedorismo e Futuro’ abriu esta terça-feira as portas em Esposende, reunindo empresas com ofertas de trabalho, instituições de ensino com ofertas formativas diversas, serviços de apoio aos empresários e a área de recrutamento do Exército.
Dia: 28 de Maio, 2024
CAMPANHA
Europeias. CDU pede ‘medidas corajosas’ de combate à especulação
Vítor Rodrigues, candidato ao Parlamento Europeu na lista da CDU, defendeu, esta terça-feira, nos contactos com a população e comerciantes na Feira de Braga, a necessidade de “medidas corajosas” de controle do aumento do custo de vida e de combate a especulação.
AMARES
Avança a instalação da conduta de abastecimento de água do Pilar à Torre
O executivo municipal de Amares deliberou a abertura do concurso público para a “Execução da Conduta Adutora de Abastecimento de Água do Pilar à Torre”. Num investimento previsto de cerca de 470 mil euros, permitirá fechar a rede em alta desde o reservatório de N. Sra. da Paz à Torre.
AMARES
Caminhada dos Santos Populares marcada para domingo para ajudar as Festas D´Amares
A Associação de Festas D´Amares agendou para o próximo domingo a ‘Caminhada Santos Populares’, numa iniciativa de angariação de fundos para as festas concelhias, que vão decorrer de 12 a 16 de Junho próximo.
AMARES (Ciclismo)
Joana Lopes, da Academia de Ciclismo do Rendufe FC, subiu ao pódio em Viana do Castelo
A Academia de Ciclismo do Rendufe FC participou, este fim-de-semana, no 25.º Prémio de Ciclismo de Viana do Castelo- Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo, onde conseguiu subir ao pódio com o segundo lugar de Joana Lopes, na categoria de pupilos/benjamins (sub-9).
CAMPANHA
Europeias. Paulo Cunha (AD) assume ‘luta pelo reforço de apoios à formação profissional’
A campanha da AD às Europeias de 9 de Junho dedicou esta terça-feira à formação profissional, um vector do ensino com particular impacto na qualificação dos recursos humanos no contexto europeu e da competitividade global.
EDUCAÇÃO
Braga inaugura Escola Básica de Figueiredo após obras de 1,8 milhões de euros
A Câmara de Braga inaugurou, esta terça-feira, a Escola Básica de Figueiredo, que foi alvo de uma intervenção de requalificação e ampliação de mais de 1,8 milhões de euros.
INICIATIVA
Alunos de Terras de Bouro apresentaram propostas na Assembleia Municipal Jovem
O auditório municipal de Terras de Bouro acolheu a segunda Assembleia Municipal Jovem, que registou a participação de alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário e profissional do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.
REGIÃO
Novo serviço de transporte público no Alto Minho atrasado devido a reclamação ao concurso
O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse, esta terça-feira, que o início do serviço público de transporte nos 10 municípios do Alto Minho “vai atrasar-se, pelo menos um mês”, devido a uma reclamação ao concurso público internacional.
BRAGA
Sinfonietta de Braga atua esta sexta-feira no Theatro Circo
A Sinfonietta de Braga vai atuar esta sexta-feira, dia 31 de Maio, no Thaetro Circo de Braga, o quarto espetáculo do ciclo Contraponto, que contará com a apresentação de obras da finlandesa Kaija Saariaho (1952-2023), da polaca Grażyna Bacewicz (1909-1969), mas também de obras do estónio Arvo Pärt (1935) e do compositor húngaro György Ligeti (1923-2006), noite que estará sob a direção do maestro Jan Wierzba.
Com obras de compositores notáveis do séc. XX e XXI, este concerto destaca a riqueza e a diversidade da escrita para cordas, explorando um jogo sonoro entre sombras e luz.
Num concerto com comentários, o mesmo inicia-se com “Terra Memoria” de Kaija Saariaho na qual explora a interconexão entre a terra e a memória, evocando recordações que persistem, algumas que se transformam ao longo do tempo e outras que permanecem inalteráveis. Invocando a música inglesa do século XX, e escrito no estilo de um concerto grosso barroco, escutaremos também a obra “Concerto para Cordas” de Grażyna Bacewicz.
Escutaremos a obra intrigante “Ramifications” de György Ligeti, composta para orquestra de cordas ou 12 cordas solo, que divide os músicos em dois grupos, metade dos instrumentos afinados a uma frequência ligeiramente superior, resultando numa dissonância inevitável.
O concerto culminará com “Fratres für streichorchester und schlagzeug” de Arvo Pärt. Composta no estilo único de “Tintinnabuli” de Pärt, a peça permite diversas configurações pois não requer um timbre sonoro específico.
Sob a direção do maestro Jan Wierzba, a Sinfonietta de Braga convida o público a explorar as fronteiras sonoras do contemporâneo, revelando a relevância atemporal destas composições.
Este concerto promete uma experiência memorável, num contraponto entre a sombra e a luz do universo da música para cordas dos séculos XX e XXI.