Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

BRAGA -
Sinfonietta de Braga atua esta sexta-feira no Theatro Circo

A Sinfonietta de Braga vai atuar esta sexta-feira, dia 31 de Maio, no Thaetro Circo de Braga, o quarto espetáculo do ciclo Contraponto, que contará com a apresentação de obras da finlandesa Kaija Saariaho (1952-2023), da polaca Grażyna Bacewicz (1909-1969), mas também de obras do estónio Arvo Pärt (1935) e do compositor húngaro György Ligeti (1923-2006), noite que estará sob a direção do maestro Jan Wierzba.

Com obras de compositores notáveis do séc. XX e XXI, este concerto destaca a riqueza e a diversidade da escrita para cordas, explorando um jogo sonoro entre sombras e luz.

Num concerto com comentários, o mesmo inicia-se com “Terra Memoria” de Kaija Saariaho na qual explora a interconexão entre a terra e a memória, evocando recordações que persistem, algumas que se transformam ao longo do tempo e outras que permanecem inalteráveis. Invocando a música inglesa do século XX, e escrito no estilo de um concerto grosso barroco, escutaremos também a obra “Concerto para Cordas” de Grażyna Bacewicz.

Escutaremos a obra intrigante “Ramifications” de György Ligeti, composta para orquestra de cordas ou 12 cordas solo, que divide os músicos em dois grupos, metade dos instrumentos afinados a uma frequência ligeiramente superior, resultando numa dissonância inevitável.

O concerto culminará com “Fratres für streichorchester und schlagzeug” de Arvo Pärt. Composta no estilo único de “Tintinnabuli” de Pärt, a peça permite diversas configurações pois não requer um timbre sonoro específico.

Sob a direção do maestro Jan Wierzba, a Sinfonietta de Braga convida o público a explorar as fronteiras sonoras do contemporâneo, revelando a relevância atemporal destas composições.

Este concerto promete uma experiência memorável, num contraponto entre a sombra e a luz do universo da música para cordas dos séculos XX e XXI.

Ler mais