Foram oficialmente inauguradas, este sábado, as obras de requalificação do convento de São Francisco, em Real, no concelho de Braga. A reabilitação implicou um investimento global de cerca de 2,5 milhões de euros (850 mil euros ao abrigo do FEDER, ao qual se juntou um investimento municipal de cerca de 1,6 milhões de euros).
Dia: 26 de Outubro, 2024
BENS ALIMENTARES
Cabaz alimentar aumenta quase 7 euros em apenas uma semana
O cabaz alimentar monitorizado pela DECO PROteste viu o seu preço aumentar 6,84 euros na última semana e custa agora 235,44 euros. «A última vez que esta cesta de 63 bens alimentares tinha registado um aumento semanal tão significativo tinha sido em janeiro deste ano, após a reposição do IVA», assinala a ‘defesa do consumidor’.
REGIÃO
Ponte de Lima duplica para 500 o número de lugares em creches do concelho
A Câmara de Ponte de Lima vai duplicar para 500 o número de vagas em creches no concelho quando estiverem concluídas cinco novas valências num investimento de 3,5 milhões de euros para “incentivar a natalidade”.
DESPORTO
Núcleo do Sporting em Amares abre as portas com inauguração de Frederico Varandas
Foi em ambiente de festa, com centenas de adeptos, que o núcleo do Sporting Clube de Portugal em Amares abriu oficialmente este sábado, com a presença do presidente leonino, Frederico Varandas.
BRAGA
Autarca de Braga distinguido com emblema de ouro da ATAM
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi agraciado com o ‘Emblema de Ouro’ da ATAM – Associação dos Trabalhadores da Administração Local, no âmbito do 42.º Colóquio Nacional, que decorreu no Forum Braga. A homenagem foi realizada este sábado, durante uma cerimónia que contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
AMARES
Bouro homenageou o médico João Sousa Fernandes no dia em que celebrou 94 anos de idade
Cerca de uma centena de pessoas juntou-se, este sábado, à homenagem da freguesia de Bouro Santa Maria, Amares, ao médico João Sousa Fernandes, que hoje completou 94 anos de idade.
ENSINO
IPCA abre curso online de Português para estrangeiros
Até ao dia 05 de novembro estão abertas as candidaturas para o curso de Português para estrangeiros, no Centro de Línguas do Insituto Português do Cávado e Ave (IPCA).
BRAGA
Prolongado prazo para apresentar propostas ao Orçamento Participativo de Braga
O prazo para a apresentação de propostas ao Orçamento Participativo de Braga foi alargado até ao dia 08 de novembro, anunciou o município.
BRAGA
‘Café de Ciência” em Braga põe académicos e cientistas a discutir o poder da ciência na diplomacia e na sociedade
O Planetário – Casa da Ciência de Braga foi o palco da sessão ‘Café de Ciência’, que reuniu líderes e especialistas de diversas áreas para explorar o papel do ‘soft power’ da ciência na sociedade e na diplomacia.
CASOS DE POLÍCIA
GNR deteve 14 pessoas por violência doméstica na última semana
Catorze pessoas foram detidas em flagrante delito pelo crime de violência doméstica na última semana, segundo dados divulgados este sábado pela Guarda Nacional Republicana (GNR).
As detenções ocorreram na sequência de um conjunto de operações realizadas pelos militares da GNR em todo o país, entre os dias 18 e 24 de outubro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, bem como a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional.
No total foram detidas 516 pessoas em flagrante delito, a maioria (230) por condução sob o efeito do álcool e por condução sem habilitação legal (104). Houve ainda 19 pessoas detidas por tráfico de droga, 14 por posse ilegal de armas e arma proibida e 12 por furto e roubo.
Segundo os dados divulgados em comunicado, foram ainda apreendidas 5.356,92 doses de liamba, 118,8 doses de cocaína, 188,7 doses de heroína, 170,2 doses de MDMA, 52 comprimidos de MDMA, 96 armas de fogo e 6.544,37 euros.
Nas operações de fiscalização rodoviária, os militares detetaram 7.276 infrações detetadas, das quais se destacam 775 por excessos de velocidade, 907 por falta de inspeção periódica obrigatória, 334 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização e 316 por falta de seguro de responsabilidade civil.
Houve ainda 274 infrações por uso indevido do telemóvel a conduzir, 259 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 237 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinha e 223 relacionadas com tacógrafos.