Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

PAÍS -
O que perguntaram os portugueses ao motor de busca Google? Receitas, dicas e Inteligência Artificial no topo das procuras

O Google Trends lançou a compilação das palavras mais procuradas em Portugal durante 2024.

Na reta final do ano, altura de retrospectivas, as nossas procuras no Google dizem muito mais do que podemos imaginar. É uma forma de conhecer o que nos manteve atentos e curiosos e ilustra a forma como recorremos, cada vez mais, à internet, como ferramenta de informação. Ainda, para alguns profissionais, como os da publicidade, é uma forma de conhecer o seu público, para definir campanhas.

Cravos, receitas e dicas marcam as pesquisas 

A pesquisa divide-se por categorias. Na que está intitulada de «Como?», surge a pesquisa «como fazer um cravo», naquele que foi ano de 50º aniversário do 25 de abril. Ainda a relacionar com política, muitos portugueses ainda pesquisam: «como se vota nas eleições em Portugal?».

Também de destacam perguntas mais aleatórias, de diversos temas, como «O que fazer com crianças no Porto?» ou «O que fazer com claras de ovos?».

Para a culinária, as receitas mais procuradas foram Baba de Camelo e Pão de Ló.

Taylor Swift Portugal foi o topo das pesquisas no que diz à músicas mas, ainda, a recente aparição de Ana Moura nos Globos de Ouro também suscitou muitas procuras.

Para o desporto, a personalidade mais procurada foi o guarda-redes do FC do Porto, Diogo Costa. O Euro 2024 foi o acontecimento com mais pesquisas do ano. No entanto, o «Meteorito» e as cheias em Valência também despertaram pesquisas.

Inteligência Artificial deixa portugueses curiosos

Muitas pesquisas também se centraram em assuntos diversos que, este ano, vieram à discussão pública: «O que é Mormon?”, «Shisha» ou «World Coin».

Quanto às personalidades, as mais pesquisadas em Portugal foram José Castelo Branco e Ruben Amorim, ex-treinador do Sporting.

A Inteligência Artificial deixou, em 2024, os portugueses curiosos e com dúvidas. Com desconfiança do que andaram a ler e ver, umas das pesquisas mais comuns foram, ainda, pedir ao Google um «Detetor de IA» ou um «Humanizador». 

Ler mais