Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

REGIÃO -
Pescadores de Viana avisam próximo Governo para corrigir eólicas ‘offshore’

A cooperativa VianaPescas alertou esta segunda-feira o próximo Governo para a necessidade de ser corrigido o diploma que define a área de afectação para as energias renováveis “offshore”, que prejudica “o maior local de pesca de Viana do Castelo”.

Em comunicado enviado à Lusa, a cooperativa, com sede em Viana do Castelo, avisa que, se tal não acontecer, desencadeará “iniciativas públicas e conflituosas com o intuito de rectificar a área definida”.

Para a Vianapesca, “são claras as orientações da Comissão Europeia” sobre a produção de energia “offshore”, ao estabelecer que deve acontecer “só com acordo do sector da pesca”.

“Em última instância recorreremos ao Tribunal Europeu, de forma a preservar uma actividade ancestral e manter activas as comunidades piscatórias”, acrescenta a nota.

A VianaPesca realça “que as embarcações de pesca profissional têm licença, emitida pela administração, para exercer a actividade nestas áreas, com diversas artes de pesca, de acordo com as características das embarcações”.

Em Fevereiro, aquando da publicação do Plano de Afectação para as Energias Renováveis Offshore (PAER), em Diário da República, a VianaPescas apelou o primeiro-ministro [Luís Montenegro] para corrigir o diploma.

“Todas as associações do Norte estão unidas para responder a esta traição”, revelou na altura à Lusa Portela Rosa, que representa a cooperativa de produtores de peixe de Viana do Castelo, com cerca de 450 associados.

De acordo com os pescadores, o PAER prejudica “o maior local de pesca de Viana do Castelo, conhecido localmente como ‘os secos de Viana’”.

O PAER reduziu a área norte e eliminou a área sul de Viana do Castelo como possíveis zonas de exploração de energias renováveis relativamente a uma primeira versão do documento.

O plano prevê uma área total para exploração de 2.711,6 quilómetros quadrados (km2), valor que inclui uma área de 5,6 km2 na Aguçadoura (Póvoa de Varzim), para instalação de projectos de investigação e demonstração não comerciais, o que representa uma diminuição de 470 km2 face à proposta submetida a discussão pública.

Assim, prevê-se uma área de 229 km2 em Viana do Castelo, para uma potência de 0,8 gigawatts (GW), 722 km2 em Leixões (2,5 GW), 1.325 km2 na Figueira da Foz (4,6 GW), 430 km2 em Sines (1,5 GW) e 5,6 km2 em Aguçadoura.

oamarense@gmail.com

MUNDO -
Eurodeputado francês quer que os EUA devolvam Estátua da Liberdade

Um eurodeputado francês, Raphaël Glucksmann, sugeriu, no domingo, que os Estados Unidos devolvessem a Estátua da Liberdade, que foi oferecida por França no âmbito do centenário da Declaração da Independência.

Glucksmann fez a sugestão na sequência das políticas que têm vindo a ser tomadas pela administração Trump, justificando que os EUA já não se guiam pelos valores que levaram Paris a dar este presente.

“Vamos dizer aos norte-americanos que escolheram ficar do lado dos tiranos, aos norte-americanos que despediram investigadores por exigirem liberdade científica: ‘Devolvam-nos a Estátua da Liberdade'”, referiu durante uma convenção do movimento Place Publique, citado pelo jornal Le Monde. “Foi um presente, mas parece que a despreza. Por isso, aqui em casa [França] vai ficar bem.”

O eurodeputado deixou críticas não só à actuação de Washington em relação à guerra na Ucrânia, e aproximação a Vladimir Putin, mas também aos despedimentos que têm vindo a acontecer em instituições públicas, nomeadamente, em organizações de investigação nas áreas da saúde e clima.

“A segunda coisa que vamos dizer aos norte-americanos é: ‘se querem despedir os vossos melhores investigadores, se querem despedir todas as pessoas que, através da sua liberdade e do seu sentido de inovação, do seu gosto pela dúvida e pela investigação, fizeram do vosso país a primeira potência mundial, então vamos dar-lhes as boas-vindas de braços abertos'”, continuou Glucksmann.

A Estátua da Liberdade, originalmente chamada ‘La Liberté éclairant le monde’ (‘A Liberdade a iluminar o mundo’, em tradução livre), está em Nova Iorque e é vista como um símbolo de liberdade, justiça e democracia. 

Foi um presente do povo francês aos Estados Unidos há quase 140 anos. Para além de celebrar o centenário de independência, é um símbolo das boas relações entre Paris e Washington.

REGIÃO -
Seis detidos por conduzirem alcoolizados

Durante o fim-de-semana, nas cidades de Braga e Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve seis cidadãos, com idades compreendidas entre os 31 e 48 anos, por condução de veículo automóvel com taxa de alcoolemia superior à permitida por lei.

Todos acusaram uma TAS entre 1,51 e 2,38 g/l no sangue.

Os detidos foram notificados para comparecer junto dos respetivos tribunais.

oamarense@gmail.com

TERRAS DE BOURO -
António Soares perfila-se como candidato do CHEGA à Câmara Municipal de Terras de Bouro

Ainda não é garantido que seja candidato, mas está preparado e tem ideias. António Soares, à frente do Chega de Terras de Bouro, diz que Manuel Tibo tem feito um «bom trabalho», mas não no que é preciso. Os objetivos são fixar jovens e evitar que Terras de Bouro se torne «um dormitório».

Ler mais

REGIÃO -
Prova de BTT Rota do Fumeiro 2025 leva 500 atletas à Serra da Cabreira

A Prova de BTT Rota do Fumeiro 2025, um evento organizado pela Associação Pedalar Vieira, com o apoio do Município de Vieira do Minho, teve lugar este domingo.

A competição reuniu 500 participantes a percorrer 36 km de trilhos desafiantes em plena Serra da Cabreira.

A preparação do percurso resultou do trabalho da Associação Pedalar Vieira, que se dedicou à limpeza e manutenção dos trilhos para garantir uma prova segura para todos os atletas.

«O evento destacou-se não só pelo espírito desportivo, mas também pelo convívio entre atletas e pelo ambiente de camaradagem que marcou esta edição», reflete a autarquia, em comunicado.

Deixa, ainda, «os parabéns» à organização «pelo excelente trabalho desenvolvido, proporcionando uma experiência memorável a todos os envolvidos», termina.

oamarense@gmail.com

AMARES -
Associação Caixa Negra traz Van Bloom e Lau Slater a Amares

Amares vai ser palco de um concerto de bandas indie rock, no próximo dia 22 de março, sábado, pelas 21h30. Van Bloom e Lau Slater atuam no Auditório Conde Ferreira.

A Associação Cultural Caixa Negra regressa, assim, ao ciclo de concertos #record.

No final da atuação das bandas, os DJs Je T’Aime e Uh La La dão seguimento à festa, na sala secundária do auditório.

As entradas podem ser adquiridas previamente no Sintomas Bar (Amares), Sé La Vie (Braga), Café Amarense, Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo ou, ainda, à porta, no dia do evento.

Ler mais

TERRAS DE BOURO -
Terras de Bouro presente na BTL 2025 a promover gastronomia e turismo religioso e de bem-estar

Terras de Bouro marcou presença na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa que teve lugar no Parque das Nações, entre 12 e 16 de março.

«Esta foi uma oportunidade ímpar para promover o concelho e o que ele tem de melhor para oferecer aos visitantes, desde os seus produtos típicos locais, como o fumeiro, o queijo, a broa de milho, o mel, o chá e a doçaria conventual, até às suas paisagens deslumbrantes e experiências únicas», reflete o município.

O Executivo Municipal, a Assembleia Municipal, as juntas de freguesia de Terras de Bouro e a Irmandade de São Bento da Porta Aberta marcaram presença na feira.

A divulgação do concelho integrou o espaço do Turismo do Porto e Norte de Portugal, reforçando a cooperação institucional, com o objetivo de promover o turismo do Minho e do Norte a nível nacional e internacional.

No espaço dedicado ao Turismo Religioso, além da presença do presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, estiveram também o Padre Miguel Simões e o Dr. Varico Pereira, em representação da Irmandade de São Bento da Porta Aberta.

Durante a apresentação, os três intervenientes destacaram o papel fundamental deste local de fé e devoção para o turismo da região.

No stand da Região de Turismo do Porto e Norte, durante o período dedicado ao nosso concelho, o presidente Manuel Tibo destacou a importância do turismo na economia local.

Este ano, deu especial ênfase ao Turismo Religioso e ao aumento da oferta de alojamento, que representa cerca de 50% das camas e dormidas registadas no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Além disso, ressaltou o turismo de bem-estar, com destaque para as Termas do Gerês. Reafirmou ainda que o turismo continuará a ser uma prioridade estratégica do município, desempenhando um papel essencial no desenvolvimento da região.

Luís Martins, presidente da Entidade de Turismo do Porto sublinhou também a importância do turismo nas suas diversas vertentes, nomeadamente, o religioso, como forma de coesão territorial.

oamarense@gmail.com