CULTURA - 40 exposições de cem artistas nos Encontros da Imagem de Braga

CULTURA -
40 exposições de cem artistas nos Encontros da Imagem de Braga

Quarenta exposições de 100 artistas em 17 espaços de Braga, Barcelos, Guimarães e do Porto, integram a 28.ª edição dos ‘Encontros da Imagem’, sob o mote do ‘Belo e Consolação.

Na apresentação do evento, na Reitoria da UMinho, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, sustentou ser importante que os Encontros de Imagem continuem ao longo do ano: “Estamos disponíveis para participar num projeto de afirmação comunitária”, afirmou, enaltecendo os parceiros privados que se associaram à iniciativa, mas lembrando serem precisos “mais empresários” que apoiem estes projetos culturais até porque Braga é Cidade Criativa para as Media Arts da UNESCO.

Na ocasião, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro lembrou que “Braga tem tradição na fotografia”, o que deve saber aproveitar para se afirmar culturalmente Alfredo Cunha e José Bacelar são dois dos fotógrafos presentes nos ‘Encontros de Imagem’ 2018, os quais querem revelar um olhar próprio sobre lugares comuns ou mais recônditos de Braga.

PUBLICIDADE

REGIONALIZAÇÃO DA CULTURA

Por seu turno, Carlos Fontes, curador dos «Encontros», realçou que o evento se enquadra “na regionalização da Cultura” ao expandir-se na área do Quadrilátero Urbano.

Sublinou que a iniciativa envolve, agora, uma vertente das media arts com um concerto no GNRation, com acompanhamento de projeção de video-mapping do artista, Sérgio Couto.

O evento conta com mais algumas parcerias, com uma dezena de editoras a associar-se, entre as quais a bracarense 100.ª Página – que vai disponibilizar uma banca totalmente dedicada à foto e às artes na Feira de Editoras.