Segundo dados publicados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, sobre a esperança média de vida, a idade legal de acesso à reforma deverá aumentar um mês em 2021, ou seja, para os 66 anos e seis meses. «A estimativa provisória da “Esperança de Vida aos 65 anos”, para o período 2017-2019, é 19,61 anos», informou, esta sexta-feira, o INE.
Com base neste indicador, é possível antecipar-se que a idade legal de acesso à reforma vai aumentar um mês, até aos 66 anos e seis meses, em 2021, tendo em conta a idade fixada para este ano e o próximo, de 66 anos e cinco meses.
“REGRAS EM VIGOR”
Face às regras em vigor, quem se reformar antes da idade que deverá ser fixada para 2021 terá um corte no valor da sua pensão através do factor de sustentabilidade (mecanismo que ajusta a idade da reforma à esperança média de vida) e uma penalização mensal de 0,5% por cada mês antecipado, face à idade legal de acesso à reforma ou face à idade pessoal da reforma. Actualmente estão em vigor normas de acesso à reforma antecipada que permitem que pessoas com carreiras contributivas mais longas se reformem sem cortes nas pensões ou apenas com a penalização mensal de 0,5%.