Cerca de uma centena de utentes e familiares participaram, esta manhã, na formação em Suporte Básico de Vida (SBV) promovida no Hospital de Braga para assinalar o dia Europeu da Insuficiência Cardíaca e o início da integração da unidade de saúde bracarense no programa de Reabilitação Cardíaca.
«O “mass training” em Suporte Básico de Vida (SBV) possibilitou a aquisição de conhecimentos sobre a atuação em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR) e destinou-se a utentes, e seus familiares, do programa de Reabilitação Cardíaca do Hospital de Braga», anuncia aquela unidade hospitalar, em nota enviada à nossa redação.
Refere que o programa foi concretizado em conjunto com o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação «e permitiu ampliar o número de utentes envolvidos e oferecer o programa a doentes com patologia cardíaca mais avançada, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida, redução de hospitalizações e de mortalidade».
Na ótica de Jorge Marques, Diretor do Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, «o Suporte Básico de Vida é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada», realçando que «o SBV aumenta a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca».
Nesse sentido, prossegue, «é importante dotar a população de conhecimentos básicos que permitam atuar no caso de uma ocorrência».
A iniciativa ( “mass training”), promovida pelo Serviço de Cardiologia do Hospital de Braga, contemplou uma componente teórica e a realização de exercícios práticos de manobras em manequins, tendo os participantes adquirido competências quanto ao reconhecimento de uma paragem cardiorrespiratória, alerta dos serviços de emergência e iniciação de manobras de suporte básico de vida.
A formação integrou também o programa do “Mês do Hospital” que assinala o 12.º aniversário do Hospital de Braga. Nesse âmbito, para a próxima semana está agendada a atuação do “Conservatório Bomfim” (8 de maio, 11h00, Ágora) e do “Tin.Bra – Teatro para todos” (8 de maio, às 14h30, Consulta Externa).
O corte do bolo de Aniversário será no dia 9, pelas 12h30, estando ainda prevista a atuação da Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga (dia 11, 11h00, no Hospital de Dia Psiquiátrico).