A petição que defende que as escolas em Portugal devem ter um espaço reservado para os alunos deixarem os telemóveis durante o dia, com o objectivo de acabar com o uso desses equipamentos nos recreios, contava com mais de 2.043 assinaturas, a meio da tarde deste domingo.
A petição online, intitulada Viver o recreio escolar, sem ecrãs de smartphones!’, argumenta que a proibição dos telemóveis nas escolas e a disponibilização de “caixas, cacifos ou armário próprio” para os alunos deixarem os equipamentos quando chegam à escola, permitiriam a socialização saudável das crianças.
Os subscritores da petição acreditam que a existência de telemóveis nos recreios diminui drasticamente a socialização saudável das crianças e altera os padrões de socialização, além de aumentar os casos de ‘cyberbullying’ e de contacto com conteúdos impróprios.
Segundo a petição, as salas de aula devem ser equipadas com computadores para a realização de trabalhos e pesquisas, em substituição dos telefones.
A petição, dirigida ao Presidente da Assembleia da República, primeiro-ministro, ministro da Educação e directores escolares, tem como objectivo levar à adopção de medidas em prol da socialização das crianças nos recreios, considerando que o recreio é um espaço importante para a socialização das crianças. A petição conta com 1900 assinaturas e pretende acabar com o uso dos telemóveis nos recreios, substituindo-os por atividades de recreio sem o uso desses equipamentos.