Já está de portas abertas a 78ª edição da Feira Franca de Amares, um dos certames mais carismáticos do Concelho que de sexta a domingo – dias 19, 20 e 21 de Maio – garante muita animação ao longos dos três dias. Um bolo de laranja gigante, uma “feira da pequenada”, exposições de animais e de produtos agrícolas, actuações musicais diversas, “barraquinhas” de artesanato, os habituais concursos, corrida de cavalos, nova edição das Jornadas dos Citrinos e folclore, são algumas das actividades do programa, que contará ainda com uma feira/prova de vinhos verdes e a realização da “Rota da Laranja”.
«EVENTO NÃO É SOMENTE DA FREGUESIA MAS SIM DE TODO O CONCELHO»
Segundo presidente de Junta da União de Freguesias de Amares e Figueiredo, Paulo Brito, as expectativas «são altas, tal como no ano passado».
«Esperamos ter aqui muita gente, de cá ou de fora do Concelho. Este evento não é somente da Freguesia mas sim de Amares. Temos um conjunto de actividades, eventos e actuações de vários artistas ao longo de todo o programa, que prometem três dias de muitas qualidade e alegria, nunca esquecendo a promoção do próprio Concelho e do que cá se produz. É uma festa para as pessoas e o tempo está bem convidativo», destacou.
«VALORIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO E IDENTIDADE LOCAL DOS PRODUTOS»
Já Cidália Abreu, vice presidente do Município de Amares, apontou que se trata de um evento que já está na «78ª edição», algo demonstrativo da «raíz tradicional do Concelho».
«É a Feira mais antiga de Amares, onde aquilo que se pretende é a promoção dos produtos tradicionais e retratar os tempos antigos, com base no que era realmente a Feira Franca», disse.
Mais à frente, a vereadora notou também que o evento «tem vindo a crescer» e permite cada vez mais uma maior «valorização do património e identidade local dos nossos produtos».