SANTOS POPULARES

SANTOS POPULARES -
Dez dias de animação e mais de 160 iniciativas para celebrar o São João de Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

As festas do São João de Braga, que decorrem de 16 a 25 de Junho, vão ter Plutónio, Os Quatro e Meia e José Malhoa como cabeças-de-cartaz. A organização espera receber cerca de meio milhão de pessoas durante os vários dias.

“Vão ser 10 dias de festa, com 164 iniciativas, com 365 entidades envolvidas e com 270 horas de programação”, referiu o presidente da Associação de Festas, Firmino Marques.

O programa inclui sete cortejos, sete exposições e dois concursos, um dos quais de cascatas e o outro de farturas da festa.

As festividades vão manter os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, aos cabeçudos e gigantones, ao folclore e à etnografia, aos cantares ao desafio e às concertinas.

Este ano, o programa dá particular destaque às bandas filarmónicas, em especial aos 180 anos da Banda Musical de Cabreiros.

A Praça do Município vai acolher a feira do artesanato, com 20 ‘stands’.

Na apresentação do programa, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, disse que as previsões apontam para que passem pela festa 500 mil pessoas, o que deverá provocar um impacto económico de 20 milhões de euros.

Números “aproveitados” pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, para destacar que aquelas são festividades com um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.

“São dias em que Braga vai estar a bombar”, referiu ao autarca.

Rio sublinhou ainda a “componente absolutamente distintiva” do São João de Braga, por esta festa ser “o corolário” do trabalho levado a cabo durante todo o ano pelas associações do concelho em nome da preservação das tradições.

PROGRAMA

O programa engloba várias exposições, concertos, exibições de rua, sete cortejos, actuação de zés-pereiras, concertinas, cantares ao desafio e, de forma particular, bandas filarmónicas, que este ano marcam o imaginário das ornamentações e decorações das ruas bracarenses.

Mantêm-se igualmente as actividades características, como o cortejo internacional de gigantones e cabeçudos, o cortejo etnográfico, o cortejo das rusgas, o cortejo sanjoanino, a aclamação das flores e a procissão solene.

José Malhoa actua no dia 17 (sábado, 21h30, no Parque da Ponte), Zezé Fernandes no dia 20 (terça-feira, 21h00, no Parque da Ponte), Plutónio no dia 23 (sexta-feira, 01h30, na Avenida Central) e os Quatro e Meia no dia 24 (sábado, 22h00, na Avenida Central).

A tradicional “noitada” de São João acontece de sexta para sábado, prometendo juntar milhares de pessoas com os martelos e o alho-porro em destaque.

O programa completo está disponível AQUI.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS