Em Caminha, a tradição continua ‘viva’. Os tapetes floridos continuam a marcar a Solenidade do Corpo de Deus. No próximo dia 8, Caminha e Vilarelho vão ‘acordar’ engalanadas de tapetes floridos realizados pela população.
O grupo de jovens do concelho, que vai participar nas Jornadas Mundiais da Juventude, é o convidado, este ano, para participar na execução dos célebres tapetes, contribuindo assim para que continuem a ser um postal ilustrado do concelho.
Para além da religiosidade que lhe está associada, a Festa do Corpo de Deus continua a ser um cartão-de-visita da vila. Todos os anos, milhares de pessoas visitam Caminha e Vilarelho para admirarem as verdadeiras obras de arte elaboradas pelos caminhenses.
Há várias semanas que as diferentes comissões de rua trabalham arduamente nos preparativos dos tapetes. De facto, na noite que antecede a festividade, os ‘artistas’ passam a noite acordados a enfeitarem as ruas, com criatividade e empenho, motivos do quotidiano ou da sua fé, para que de manhã as ruas estejam prontas para serem admiradas.
A Solenidade do Corpo de Deus é uma iniciativa do Arciprestado de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal. Para além de atribuir um subsídio à paróquia de Caminha para apoio à festividade, o município através dos seus trabalhadores está a dar o seu contributo para que os tapetes de flores continuem a ser uma referência.
Há várias semanas que os funcionários trabalham afincadamente: preparam os moldes para os desenhos, cortam os verdes, tingem as fitas de madeira e o serrim, que as diferentes comissões utilizam para engalanarem as ruas.
No dia da elaboração dos tapetes também prestam todo o apoio necessário para que tudo corra dentro daquilo que é expectável.
Os tapetes floridos podem ser admirados a partir das primeiras horas da manhã. O dia termina com o Ofício Solene de Vésperas, na Igreja Matriz de Caminha, seguido da Procissão do Corpo de Deus e que conta com a participação de todas as paróquias do Arciprestado de Caminha e que percorre as ruas de Caminha e Vilarelho.