O ranking das escolas divulgado esta sexta-feira pelo JN mostra que a Escola Secundária de Terras de Bouro ocupa a 418ª posição, com uma média de 11,04, enquanto a Secundária de Amares é 508ª, com média de 10,55.
A lista de 2022 volta a ser liderada pelo Colégio Efanor, de Matosinhos, com média de 16,51. O Colégio D. Diogo de Sousa, de Braga, surge na 6ª posição.
Também de Braga, a Escola Artística do Conservatório Calouste Gulbenkian é a primeira escola pública a figurar no ranking, no 8º lugar.
O ranking foi elaborado de acordo com os critérios definidos pelo Jornal de Notícias, a partir dos dados divulgados pelo Ministério da Educação.
A classificação das escolas tem por base os resultados da primeira fase de exames dos alunos do Ensino Secundário que pretendiam aceder ao Ensino Superior.
O JN definiu como critério base para elaboração do ranking das Escolas Secundárias a nota das dez disciplinas com o maior número de exames: Português, Matemática A, Física e Química A, Biologia e Geologia, Geografia A, História A, Filosofia, Economia A, Geometria Descritiva A e Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
A classificação é obtida a partir da média das notas de exame às dez disciplinas escolhidas, independentemente do número de alunos.
Só são consideradas para o ranking geral as escolas onde foram realizados pelo menos dez exames. O mesmo acontece no ranking de cada disciplina.