A Câmara de Guimarães inaugurou a obra de reabilitação do tardoz do Vila, em Urgezes, que teve lugar na manhã de sábado. Tratou-se do último momento das comemorações do 24 de Junho de 1128, Dia UM de Portugal.
A requalificação nasceu de uma intenção do Executivo Municipal de recuperar um espaço que estava degradado, devolvendo-o à cidade e às pessoas, uma vez que, ainda que sendo partilhado, a prioridade é para o peão.
A drenagem das águas pluviais foi também uma das preocupações tidas, como explicou Clara Castro, Chefe da Divisão de Estudos e Projetos, e responsável do projeto, uma vez que o piso da zona de estacionamento, uma área extensa, é quase na sua totalidade permeável, o que evitará inundações.
Os materiais utilizados são também diferenciadores, uma vez que o pavê tem uma cor diferente do habitualmente visto na cidade. Uma opção que pretende chamar a atenção para uma zona que convida ao estacionamento e ao percurso pedonal, conseguindo-se uma ligação quase umbilical com a ecovia da cidade.
O custo da obra foi de cerca de 1,5 milhões de euros, um investimento que foi assumido na sua totalidade pela Câmara Municipal de Guimarães.