Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO (Guimarães)

REGIÃO (Guimarães) -
Guimarães recebeu Encontro da Iniciativa Nacional de Cidades Circulares (InC2)

Guimarães acolheu, na última semana, os 28 municípios que participaram nas quatro redes da primeira edição da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2), da Direção-Geral do Território.

A reunião final da InC2 decorreu no Laboratório da Paisagem.

Organizada pelo Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem e Direção Geral do Território, na reunião final foram divulgados publicamente os resultados finais das Redes Cidades Circulares, nomeadamente da CApt2, a RurbanLink, R2CS e CircularNet.

A sessão de encerramento decorreu no pequeno auditório do Centro Cultural Vila Flor, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira.

O edil destacou, na sua intervenção, o trabalho feito por Guimarães na temática da sustentabilidade ambiental desde 2013, elencando diversos projetos que têm reforçado o caminho do município, conduzindo a uma nova candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia e à seleção de Guimarães como uma das 100 cidades europeias que se compromete a atingir a neutralidade climática até 2030.

No primeiro dia do evento, quarta-feira, 28 de junho, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem, visitaram a Horta Pedagógica e analisaram internamente os resultados das Redes. No dia seguinte, durante a manhã, realizaram visitas em paralelo ao Centro para a Valorização de Resíduos, ao Fibrenamics, ao PIEP e ao DoneLab.

Recorde-se que o Município de Guimarães participou no RurbanLink, onde se desenvolveu um Plano de Ação para a implementação de uma plataforma digital que agregue e disponibilize informação a produtores, transformadores e consumidores de resíduos, com vista à recolha e valorização dos resíduos, por forma a potenciar sinergias entre os diferentes atores do concelho. Já o Laboratório da Paisagem, integrou a rede CApt2, liderada pelo Laboratório da Paisagem, que propõe soluções de aumento de eficiência hídrica e reutilização da água, como é exemplo o projeto de utilização da água das piscinas municipais para limpeza de arruamentos.

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS