A Biblioteca Municipal Francisco de Sá de Miranda acolhe no mês de Outubro, nos dias 12 e 13, um Fórum da Associação Portuguesa de Estudos Franceses, que este ano celebra 20 anos de existência.
O Fórum – que servirá para assinalar as duas décadas de existência da Associação – resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa de Estudos Franceses, o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e o Centro de Estudos Mirandinos, e centrará boa parte dos seus trabalhos sobre a obra da escritora Annie Ernaux (vencedora do Nobel da Literatura em 2022). Através deste evento, pretende-se «levar a Amares algumas dezenas de investigadores nacionais e estrangeiros», sobretudo oriundos de França e do Canadá.
«EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA COLOCAR AMARES NA ROTA DOS ENCONTROS CIENTÍFICOS»
Segundo Sérgio Guimarães de Sousa, Director do Centro de Estudos Mirandinos, «trata-se de uma excelente oportunidade para colocar Amares na rota dos encontros científicos e da produção de conhecimento avançado, além de permitir divulgar o património cultural, histórico, paisagístico e gastronómico da região a visitantes internacionais».
«É, no fundo, um passo em frente para a internacionalização do Concelho por via do conhecimento e do debate de questões científicas e culturais e uma forma de propulsionar, já fora do período de verão, uma dinâmica económica, já que os participantes, na sua maioria, ficarão alojados em Amares durante dois ou três dias», acrescenta.