As pataniscas, os bolinhos, a feijoada, à braz, de cebolada, à zé do pipo, de mil e uma maneiras. Aí está o ‘Festival do Bacalhau de Caldelas’, um dos certames que ganha maior expressão, de ano para ano. Este final de tarde/noite, agitavam-se as panelas, os cozinheiros e as cozinheiras, a preparar as diferentes delícias derivadas do bacalhau. Na maioria, pataniscas (ou bolinhos) acompanhadas pelo arroz de feijão, na terra de grandes cozinheiros/as, onde pontua o caldelense ilustre ‘chef Silva’.
A noite vai ser de casa cheia, «a dobrar ou a triplicar», avança o autarca local, José Manuel Almeida, confiante no sucesso de mais uma edição do ‘Festival do Bacalhau de Caldelas’, um dos maiores certames do concelho e uma referência em crescimento na região e no País.
Tendo como cenário de fundo, o verde e deslumbrante Parque das Termas e as Termas de Caldelas, o certame torna-se em um novo cartão de visita de uma das mais pitorescas vilas termais de Portugal.
A animação não falta. Esta noite, atua o grupo ‘Alvorada Musical’. Condimentos para uma grande noite.
O certame prossegue até amanhã, onde são aguardados mais comensais e/ou visitantes, pois qualidade gastronómica não falta, pontuada por saberes e sabores únicos. Acompanhados pelo único e inconfundível vinho verde dos produtores de Amares.
É organizado pela União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, com o apoio do Município de Amares.