Entre este sábado e 7 de Agosto, no âmbito da Jornada Mundial de Juventude, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) aperta o controlo para a entrada no país, em alguns pontos.
A informação é partilhada esta quinta-feira de forma mais detalhada nas redes sociais, sendo acompanhada do aviso de que entre estes dias “é reintroduzido, a título excepcional, o controlo documental nas fronteiras internas nacionais”.
A reposição dos controlos documentais na fronteira foi uma resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República.
Esta está a cargo do SEF, com a assistência da PSP e GNR, além da eventual colaboração de autoridades de outros países, nos 21 pontos de passagem autorizados na fronteira terrestre nacional.
Na publicação abaixo pode ver quais são os 21 pontos de passagem autorizados para entrar em Portugal.
A resolução estipula que o controlo “deve respeitar o princípio da proporcionalidade, limitando-se ao mínimo estritamente necessário para responder a eventuais ameaças à ordem pública e à segurança interna”.
A medida tem em consideração a dimensão, as características, a complexidade do evento, a sua visibilidade mediática, o enorme afluxo de pessoas esperado e o contexto actual de ameaça”.