Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
CULTURA

CULTURA -
Giovana Madalosso e Rui Couceiro conquistam Prémio Literário Manuel de Boaventura 2023

Nesta que é quarta edição do prémio, o júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ex-aequo a duas obras: “Tudo pode ser roubado”, de Giovana Madalosso (Tinta da China), e “Baiôa sem data para morrer”, de Rui Couceiro (Porto Editora).

O júri, constituído pelos professores Sérgio Guimarães de Sousa (Universidade do Minho), na qualidade de presidente, Anabela Dinis Branco de Oliveira (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), na qualidade de vogal, e Maria Luísa Leite da Silva, vogal e representante do Município de Esposende, reuniu no a 24 de Julho e, em conformidade com o Regulamento em vigor, discutiu o «mérito literário de cada uma das 220 obras que se apresentaram a concurso», tendo decidido atribuir, com igual mérito, o prémio aos dois referidos autores.

«ELEVADO NÚMERO DE OBRAS A CONCURSO»

O júri manifestou também «satisfação» pelo «número elevado de obras a concurso», provenientes de vários países de língua portuguesa. A cada edição é crescente o número de concorrentes, o que denota o interesse e a importância que o Prémio Literário Manuel de Boaventura tem vindo a granjear.

Na primeira edição, em 2017, o Prémio foi ganho pela escritora Ana Margarida de Carvalho, com a obra “Não se pode morar nos olhos de um gato”. Em 2019, por Filipa Martins, com o livro “Na Memória dos Rouxinóis” e, em 2021, por Mia Couto, com “O Mapeador de Ausências”.

A entrega do prémio a Giovana Madalosso e a Rui Couceiro ocorrerá em data a anunciar, previsivelmente no próximo mês de Setembro.

PRÉMIO

Recorde-se que o Prémio Literário Manuel de Boaventura foi instituído pela Câmara Municipal de Esposende com o intuito de «homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã, Esposende». De periodicidade bienal e com o valor pecuniário de 7.500 euros, contempla a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS