O grupo parlamentar do PCP questionou, através da Assembleia da República, o ministro da Cultura sobre a municipalização dos museus Diogo de Sousa e Biscainhos, decorrente da reorganização da Direcção-Geral do Património Cultural.
Os comunistas querem que Pedro Adão e Silva, que tutela a Cultura, esclareça se o Governo considera a possibilidade de transferência da gestão destes museus para a Câmara de Braga? “Em caso afirmativo, como pode o Governo ponderar a transferência de equipamentos desta importância e dimensão para a autarquia local sem tão-pouco proceder à consulta da mesma sobre esta possibilidade?”
Ao ministro é pedido ainda que diga se o Governo considera a possibilidade de reconsideração desta decisão e a manutenção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga, sobre responsabilidade da Administração Central.
Para o PCP, esta transferência da gestão dos museus para a Câmara de Braga – “com todos os perigos que esta opção comporta” -, traduz à “semelhança daquilo que se tem vindo a verificar em áreas tão importantes como a Educação, Saúde, Transportes”, corresponde “a mais uma desresponsabilização da Administração Central”.
LEGENDA: Museu dos Biscainhos