O comandante dos Bombeiros Voluntários de Amares apelou este sábado à criação de uma terceira equipa de intervenção permanente (EIP) e à realização de obras de requalificação no quartel.
No discurso durante a comemoração dos 114 anos da instituição, Domingos Ferreira pediu o apoio da Câmara de Amares no sentido de ser possível concretizar ambas as ambições, melhorando a “operacionalidade” e as “condições” da corporação.
“É de coração cheio que estou no aniversário desta nobre associação, nesta casa que é de todos, que acolhe homens e mulheres dotados de grande coragem e valentia”, destacou.
As comemorações do aniversário ficaram marcadas pela bênção e apresentação de três novos veículos, que passam a estar ao dispor da corporação: uma auto-escada, uma ambulância de socorro e um veículo de transporte de doentes não urgentes.
Na mesma linha, o presidente da Direcção dos Bombeiros de Amares, José Gonçalves, reiterou o pedido à autarquia para que “faça um esforço” no sentido de “disponibilizar mais meios financeiros” para que a corporação possa estar dotada das melhores condições.
“Vejam nas verbas entregues aos bombeiros não um custo, mas um investimento em prol da protecção civil, do socorro e da emergência”, frisou.
Sem se reportar especificamente aos pedidos que ouviu antes, o presidente da Câmara de Amares lembrou os apoios atribuídos aos bombeiros e garantiu que a autarquia “continuará a ajudar” a corporação.
“Temos dado passos importantes, mas temos consciência de que os apoios são insuficientes e que há muito para fazer. Procuraremos sempre criar melhores condições para a excelência da vossa missão”, assegurou Manuel Moreira.