A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amares vai avançar para a aquisição de um autotanque, no valor de 30 mil euros, depois de celebrado um protocolo com a Câmara Municipal, que comparticipará essa compra quase na totalidade – 25 mil euros.
Em comunicado, a autarquia explica que o protocolo resulta de um pedido efectuado pela Direcção dos Bombeiros a solicitar um apoio financeiro para aquisição de um autotanque com capacidade de 16/18 mil litros a ser colocado no corpo de bombeiros e que servirá também para abastecimento de água às populações, sempre que necessário.
«O ano passado, infelizmente, com o problema da seca que houve, a Câmara gastou muito dinheiro, cerca de 100 mil euros em transporte de água. Com esta compra, situações desse género poderão ser acauteladas. Esperemos que não volte a acontecer, mas se acontecer temos aqui uma resposta pronta para essas e outras eventualidades», refere Manuel Moreira.
Também o presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Amares reconhece que esta aquisição será uma «mais-valia», quer para o corpo de bombeiros, quer para o concelho.
«Este é um investimento que não tínhamos capacidade para fazer sem o apoio da Câmara Municipal e que vai ajudar em duas vertentes: no caso do abastecimento de água, situação em que ficamos muito melhor apetrechados, já que o actual autotanque apenas tem capacidade para 8 mil litros e no caso de incêndios também passamos a estar munidos de mais água para fazer chegar aos locais», explicou José Gonçalves.
O protocolo, agora assinado, foi aprovado pelo executivo municipal na reunião da passada segunda-feira. Nessa ocasião, o vereador do PS, Pedro Costa, saudou a iniciativa, considerando tratar-se de «um excelente acto de gestão» em prol das populações.