Esta noite de domingo para segunda-feira, o céu volta a estar iluminado com uma chuva de meteoros. O fenómeno, que acontece todos os anos, deverá ser visível até ao amanhecer; ou seja, às 6h da manhã. O fenómeno mantém-se até 24 de agosto, com decrescendo de atividade.
Depois de ter tido o seu pico de atividade e visibilidade na última noite/madrugada, ainda pode apreciar o fenómeno. A melhor altura para observar as perseidas, ou “lágrimas de S. Lourenço”, como também são conhecidas, será, no entanto, entre as 2h e as 3h da manhã.
O episódio acontece quando, na viagem à volta do Sol, a Terra passa na mesma região do espaço onde existem restos de um cometa.
Durante muito tempo pensou-se que os traços luminosos visíveis a olho nu a partir da Terra seriam estrelas a cair ou a mudar de sítio, daí a associação às chuvas de estrelas cadentes.
Os cientistas sabem agora que o fenómeno é provocado por cometas que descongelam quando passam perto do Sol.
PERSEIDAS
As Perseidas estão ativas de 17 de julho a 24 de agosto, embora o pico Se tivesse registado no domingo, 13 de agosto, por volta das 7:00.
Tenha em mente que, se o céu estiver nublado, ainda vale a pena observar uma manhã ou duas antes ou depois.
As Perseidas são partículas do tamanho de grãos de poeira cometária deixadas pelo Cometa 109P Swift-Tuttlena sua órbita de 133 anos em torno do Sol. O cometa está atualmente em direção ao afélio e não alcançará o periélio novamente até 2126. A maioria dos anos vê a chuva produzir 60 a 100 meteoros por hora, vistos nos céus escuros.