Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
ECONOMIA

ECONOMIA -
Exportações de frutas e legumes ultrapassam mil milhões de euros pela primeira vez no 1.º semestre

As exportações de frutas, legumes e flores bateram o recorde de vendas no primeiro semestre do ano. Ultrapassaram os mil milhões de euros, anunciou a Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.

Em nota de imprensa, aquele organismo destaca que «as frutas, legumes e flores produzidas em Portugal são cada vez mais valorizadas nos mercados internacionais e esta evolução positiva nas exportações é o resultado de um trabalho feito pelo setor, cada vez mais moderno e tecnológico, virado para o mercado e a investir muito no conhecimento e inovação».

Mais de 80% das vendas do setor foram efetuadas para Espanha (33%), França (14%), Países Baixos (13%), Alemanha (8%), Reino Unido (7%), Bélgica (4%) e Japão (3%). O maior crescimento, em valor, das exportações é registado nos hortícolas (mais 24% em comparação com o primeiro semestre de 2022) e pelas preparações de produtos hortícolas e de frutas (subida de 18%). Já as frutas registaram um decréscimo nas exportações de 3% face ao primeiro semestre de 2022. A mesma tendência foi seguida pelas plantas ornamentais e flores (descida de 3%).

VENDAS INTERNACIONAIS

No que respeita às vendas internacionais por quantidade, verifica-se uma descida de 12,9%, explicada pela redução significativa de algumas produções, resultante das alterações climáticas. A quebra mais acentuada em termos de volume dá-se nas plantas ornamentais e flores (24%) e depois das frutas e hortícolas (18%).

Em 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores ultrapassaram, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros. Os principais produtos exportados foram o tomate processado (330 milhões de euros), os pequenos frutos (260 milhões de euros), os citrinos (172 milhões de euros), as peras (111 milhões de euros) e o tomate fresco (79 milhões de euros).

[email protected]

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS