Desde a sua implementação, em 2009, Guimarães já apoiou 1900 famílias com o ‘Subsídio Municipal ao Arrendamento’, totalizando um investimento de 2,568 milhões de euros.
De acordo com a autarquia, «o apoio às famílias através do Subsídio Municipal ao Arrendamento conheceu um crescimento notável, acompanhado por alterações regulamentares significativas, anunciadas recentemente».
Os dados revelados pela CASFIG, empresa municipal que tem como objeto principal a promoção e gestão do património imobiliário municipal, em especial e primordialmente as habitações sociais do Município de Guimarães, «demonstram uma trajetória ascendente nos montantes disponibilizados, bem como uma evolução na abrangência e eficácia do programa.
No ano de 2021, foi disponibilizado um total de 200 mil euros em subvenções, atingindo 241 famílias. No ano subsequente, 2022, o valor aumentou para 210 mil euros, beneficiando 343 famílias. Para 2023, um montante orçamentado de 250 mil euros está destinado a apoiar 248 famílias. O total acumulado ao longo deste período atinge os 462 mil euros.
«É notável que a procura por este apoio se mantém constante, uma vez que até à data, de janeiro a julho, já foram concedidos subsídios no valor de 125,5 mil euros, sem quaisquer listas de espera para beneficiar do programa», vinca a edilidade, em nota enviada à nossa redação.