A Valoriza começa a construir na próxima segunda-feira, dia 11 de Setembro, um lar residencial para pessoas com deficiência, na antiga escola primária do Eirado, em Amares, que terá capacidade para 30 utentes.
A expectativa da associação é que a resposta esteja a funcionar no último trimestre de 2024, permitindo também criar uma nova zona administrativa, para além de ampliar e melhorar o actual Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (CACI).
Com uma previsão de investimento de cerca de 2,2 milhões de euros, a Valoriza assumirá os encargos da obra através de um «rigoroso planeamento financeiro», apoiado por 1,5 milhões de euros co-financiado pelo programa PARES, sendo o restante assegurado por meios próprios.
Segundo o presidente da associação, Pedro Costa, «este é um momento de grande satisfação». «Desde 2016 que esta Direcção vinha trabalhando neste projecto, mas só agora encontramos um modelo de financiamento viável para o implementarmos. Neste momento estamos já a trabalhar na estrutura de recursos humanos, que vai obviamente crescer», refere.
Notícia completa na edição impressa de Setembro, já nas bancas.