O Município de Esposende anuncia que vai investir cerca de 74 000 euros em transporte social. Em causa está a comparticipação nas deslocações a 39 jovens portadores de deficiência, residentes no concelho, no percurso entre o domicílio e as instituições com respostas sociais que frequentam.
De modo a garantir este transporte, ao longo de todo o ano, o Município tem vindo a estabelecer protocolo com a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, sendo que a instituição se compromete também, sem quaisquer encargos adicionais, a apoiar na emergência todas as iniciativas de cariz social promovidas pela Câmara Municipal, pela Rede Social de Esposende ou eventualmente pela Instituição/Estabelecimento de Ensino que acolhe estes jovens.
Ainda de acordo com o protocolado, a Cruz Vermelha de Marinhas assume ainda o transporte de novos utilizadores durante o ano letivo, desde que tal não implique o transporte para fora da área geográfica do concelho e sempre que esteja aprovada a comparticipação a ser assegurada pelo respetivo agregado familiar. É que, de acordo com o estipulado, as famílias, na medida das suas possibilidades e mediante análise socioeconómica ao agregado familiar pelo Serviço da Ação Social, também comparticipam nos custos com o transporte.