Foi detido um cidadão estrangeiro indiciado pela prática de, pelo menos, dez crimes de pornografia de menores, agravados, e de dois crimes de aliciamento de menores para fins sexuais.
O suspeito foi detido, no sábado, fora de flagrante delito, na sequência de um mandado emitido pelo Ministério Público/ DIAP de Guimarães.
O homem tem 46 anos e é suspeito de crimes que ocorreram a partir de Fevereiro, através de “interacções em plataforma de encontros nas redes sociais, que evoluíram para contactos mais expeditos em ferramentas de conversação, como o WhatsApp, com troca de ficheiros de cariz sexual, e culminaram, na semana passada, com a deslocação do suspeito a território nacional com o objectivo de lograr um encontro presencial e contacto sexual com a vítima”. Esta tinha apenas 15 anos e reside em Guimarães.
Segundo refere a PJ em comunicado, o suspeito foi denunciado pela vítima e pela sua família, e foi graças à participação estes que foi possível evitar o contacto presencial do suspeito com a vítima e proceder à detenção do primeiro. O homem estaria hospedado numa unidade hoteleira da cidade.
As autoridades apreenderam equipamentos informáticos e documentação que, após as competentes perícias, podem permitir a obtenção de relevantes elementos de prova sobre estes factos como sobre outros que possam ter ocorrido com outras vítimas e noutros locais.