Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
REGIÃO

REGIÃO -
Feira da Ladra já mexe com Vieira do Minho

Foi com cantares tradicionais, folclore e a abertura da feira de produtos locais que arrancou, esta tarde, mais uma edição da Feira da Ladra de Vieira do Minho. Esta noite, há tributo a Xutos & Pontapés, pelo Grupo GM.

A tradicional Feira da Ladra de Vieira do Minho realiza-se de 05 a 09 de Outubro. As seculares festas concelhias apresentam um cartaz diversificado, onde constam as chegas de bois, as corridas de cavalos, uma garraiada, os concertos, o folclore, as bandas filarmónicas, as concertinas, o cortejo etnográfico, o espetáculo de pirotecnia, entre outras atividades agrícolas e pecuárias.

O cavalo garrano volta a ter grande destaque no evento.

Enchem as ruas locais sempre no primeiro fim-de-semana de outubro.

FEIRA DA LADRA – a tradição

Diz-se que a sua denominação remonta aos tempos em que os habitantes das aldeias se deslocavam a pé até à feira, com recurso a um pau em forma de forquilha que aproveitavam para, ao longo do trajeto, ir “roubando” as uvas das latadas.Esse pau foi depressa batizado de “ladra”, o que depois deu origem ao nome da feira.
Com uma longa tradição, são milhares os visitantes que procuram participar no seu vasto programa de atividades onde não faltam, entre muitas manifestações, os espectáculos musicais e de pirotecnia, folclore, diversões, provas equestres, exposições e concursos pecuários, vendedores ambulantes, comes e bebes, sem esquecer a tradicional Feira de Produtos Locais.

De 5 a 9 de outubro, a sede do concelho veste o fato de gala para exibir um cartaz de grande significado popular, cultural, social e de convívio e recreio para a população de Vieira e concelhos limítrofe.

[email protected]

PROGRAMA (aqui)

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS