É já no próximo sábado que se inicia o ciclo expositivo da Bienal de Ilustração de Guimarães (BIG), com a inauguração de quatro exposições em quatro espaços distintos: Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Palácio Vila Flor, Sociedade Martins Sarmento e Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.
A primeira inauguração da BIG – que se prolonga até ao fim do ano – acontece às 11h00, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, é a da mostra de Manuela Bacelar, Premio Carreira BIG 2023, com a presença da artista plástica.
Às 12h00, a Sociedade Martins Sarmento abre ao público a exposição ‘Júlio Resende – Sensibilidade de Ilustrar’
Pelas 15h30, o Prémio Nacional BIG 2023 toma conta do Palácio de Vila Flor. A exposição mostra 160 obras de 63 autores seleccionados para um concurso nacional, dirigido aos artistas que desenvolvem a sua actividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais.
O Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura inaugura, pelas 18 horas, a mostra ‘Névoa-Nada’, de Sebastião Peixoto, vencedor do Prémio BIG 2021 e autor do cartaz da edição deste ano da Bienal.