Os alunos do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro aprenderam a “ler” e “fazer” cinema. Foi durante a ‘Oficina Minutos Lumière’ dinamizada pela Cinemateca Portuguesa (Cinemateca Júnior) e o Plano Nacional de Cinema, com o apoio do município, no Museu de Vilarinho da Furna.
A jornada integrou alunos do 10º ano ao 12º ano e uma outra Oficina de Animação dirigida a alunos do 1º Ciclo. Houve ainda lugar à dinamização de uma Oficina de animação para pais e filhos.
«Estas oficinas, destinadas a públicos juvenis procuram, de forma geral, ensinar a “ler” e “fazer” cinema, como forma de alargar o conhecimento em torno da linguagem audiovisual, direcionadas para o desenvolvimento da leitura crítica da imagem, para a ampliação dos repertórios culturais e da capacidade de expressão, através de visionamentos e exercícios práticos de realização cinematográfica», realçam as entidades organizadoras.
Em simultâneo, visaram «criar um espaço de diálogo entre pares, tempo de escuta e partilha de opiniões, em torno de uma experiência coletiva do consumo de uma obra de arte. De igual modo, procurou-se despoletar o desenvolvimento de uma cidadania ativa, através da criação de hábitos de discussão e posição crítica em relação à realidade social, passada e presente».