A partir do final da tarde desta quarta-feira e durante quinta-feira prevê-se um aumento da intensidade do vento e precipitação por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, alerta o IPMA.
A depressão Ciarán, que se desloca no Atlântico em direção a leste, deverá afetar Portugal continental e a Madeira a partir de quinta-feira, com vento e precipitação forte, principalmente no Norte e Centro, informou esta segunda-feira o IPMA.
De acordo com um comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Ciarán, designação atribuída pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido, desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 00H00 de quinta-feira, «deverá estar centrada a oeste-sudoeste das Ilhas Britânicas», com impacto nestas ilhas, «em particular ao nível do vento».
«A depressão Ciarán propriamente dita não afetará Portugal continental, embora estejam previstos efeitos colaterais, devido a um sistema frontal que lhe está associado, e que irá atravessar o território continental durante a madrugada e manhã de dia 02» de novembro, lê-se na nota.
Assim, a partir do final da tarde de quarta-feira e durante quinta-feira«prevê-se um aumento da intensidade do vento, que soprará de sudoeste forte no litoral, em especial no litoral oeste, e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 kms[quilómetros])/hora e 90/100 kms/h, respetivamente».
O IPMA acrescenta: «prevê-se ainda precipitação por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, onde deverá ser persistente».