O secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, visitou, entre outros projectos de gestão florestal, a Mata Nacional do Camarido, anunciou esta terça-feira a Câmara de Caminha.
Acompanhado pelo presidente da Câmara caminhense, Rui Lages, o presidente do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Nuno Banza, a directora regional do Instituto, para o Norte, Sandra Sarmento, o governante verificou in loco as intervenções de gestão e ordenamento florestal que estão a ser desenvolvidas pelo ICNF naquela mata nacional.
Rui Batista, gestor da Mata Nacional do Camarido, referiu que esta intervenção está orçada em 70 mil euros e corresponde ao estabelecido no Plano de Gestão Florestal aprovado em 2010, realçando que foram plantadas 23 mil árvores (pinheiro bravo, pinheiro manso, sobreiro e carvalho).
Adiantou ainda que a Mata tem sido alvo de “intervenções estruturantes e contínuas” de rearborização e rejuvenescimento do pinhal mais antigo, eliminação de invasoras e plantação de espécies autóctones.
O Plano de Gestão Florestal aprovado para a Mata Nacional do Camarido tem como objectivos a promoção da biodiversidade; a promoção e o enquadramento das actividades do recreio e do lazer; a protecção contra agentes bióticos e abióticos, o controlo das invasoras; a implementação da certificação da gestão florestal sustentável e a condução e a recuperação e reconversão do coberto arbóreo e arbustivo.