A tradicional ‘Aldeia dos Presépios’ de Garfe, na Póvoa de Lanhoso, vai decorrer de 10 de Dezembro a 07 de Janeiro, decidiu a assembleia paroquial, entidade organizadora. Vai contar com 22 presépios.
A edição deste ano de ‘Garfe – Aldeia dos Presépios’ abre, assim, oficialmente, no dia 10 de dezembro (domingo), pelas 14h30, com uma representação ao vivo do nascimento de Jesus. Segue-se um momento de fado, na igreja paroquial, e a celebração da Eucaristia num dos presépios
Os 22 presépios (mais um que no ano transato) estão distribuídos, como é habitual, por vários lugares desta freguesia do concelho da Póvoa de Lanhoso.
Durante o evento, além das visitas aos presépios, os visitantes poderão apreciar os 3750 presépios de diversos tamanhos, materiais e de diferentes partes do mundo em exposição no Museu do Presépio de Garfe.
Recorde-se que em 2016, o Papa Francisco enviou uma mensagem e uma bênção apostólica para todos os habitantes de Garfe.
Os organizadores determinaram ainda que o padrinho desta edição é Olivier Guirou, presidente da Câmara de La Fare les Oliviers, localidade próxima de Marselha, no sul de França, com quem a freguesia de Garfe está geminada.
O autarca francês estará presente em Garfe no dia da abertura dos presépios.
Organizada pela paróquia, ‘Garfe – Aldeia dos Presépios’ conta com o apoio da Junta de Freguesia de Garfe e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.