Com o intuito de promover os vinhos de Amares, associados à gastronomia local, a autarquia amarense e os produtores/engarrafadores/promotores locais assinaram acordos de parceria no âmbito do projeto “Minho Tourism Design Experience”, da Estratégia de Eficiência Coletiva “Minho Inovação”. Deste modo, Amares pretende delinear uma Experiência Turística aproveitando os recursos turísticos que o concelho oferece.
«O enoturismo e a gastronomia são dois pilares fundamentais do turismo contemporâneo, cativando viajantes e turistas que procuram experiências autênticas e memoráveis», vinca a autarquia, em comunicado.
«Para transformar Amares num destino de destaque no cenário enogastronómico, é necessário adotar uma abordagem estratégica que envolve a identificação de infraestrutura, parcerias e, consequentemente, a sua promoção», delineou o vereador da tutela, Delfim Rodrigues, presente na cerimónia.
Acrescenta que «o estabelecimento de parcerias é crucial para fortalecer a oferta enogastronómica de Amares. Isso envolve colaborações com produtores locais, restaurantes, comércio, alojamento, associações, além de estabelecer conexões com circuitos turísticos e rotas de enoturismo que foram desenvolvidas neste projeto».
Amares quer, assim, destacar-se «pela oferta de experiências enogastronómicas únicas e diferenciadas. Foi com este objetivo que foram desenvolvidas as experiências que serão apresentadas neste projeto».
Esta Experiência turística tem como objetivo o aproveitamento dos recursos turísticos nas vertentes naturais e/ou culturais e enogastronómicas existentes no concelho de Amares, com potencial económico e cultural para serem valorizadas e disponibilizadas para aumentar a satisfação da visita ao concelho aumentando o número dias de estada no concelho.