‘Entre o Passado e o Futuro – A Importância da Conservação do Jardim Histórico’ é o tema do ciclo de Ciclo de Visitas Comentadas que o Museu dos Biscainhos, em Braga, na próxima quinta-feira, pelas 17h30.
Durante a visita, e com objectivo de apresentar o Projecto de Conservação e Sustentabilidade do Jardim dos Biscainhos, que tem agora o seu início no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, o arquitecto Manuel Sousa apresenta detalhes do projecto e responde a questões colocadas ao longo da visita.
“Pretende-se promover a transparência e o envolvimento da comunidade nas obras de requalificação do Museu dos Biscainhos e do seu Jardim Histórico que é também um importante espaço verde na cidade”, afirma a organização, adiantando que após a conclusão das obras, está prevista uma segunda visita para compartilhar os resultados e reflectir sobre a intervenção, consolidando-se a relação entre o museu e a comunidade.
‘PORQUÊ AMARELO?’
No próximo dia 14, ‘Porquê Amarelo? Raízes de uma Opção Patrimonial’ é o tema da visita, que se debruça sobre as obras recentemente concluídas na Casa dos Biscainhos, no âmbito do Norte 2020.
O arquitecto João Garrido (coordenador) e o engenheiro Albino Estelita (técnico responsável), ambos da Direcção Regional de Cultura do Norte, responsáveis pela intervenção e obras recentemente concluídas na Casa dos Biscainhos no âmbito do Norte 2020, conduzem os participantes numa visita ao edifício, detalhando algumas das opções patrimoniais adoptadas.
Como na anterior visita, esta conversa conta com a presença de Miguel Bandeira, da Fundação Bracara Augusta.
“Esta visita tem como objectivo promover e incentivar a participação activa da comunidade no processo de conservação e restauro de um edifício histórico classificado”, refere o Museu, acrescentando que o ciclo de visitas comentadas pretende oferecer “uma oportunidade para todos os interessados participarem activamente na preservação do complexo patrimonial dos Biscainhos”.
Para mais informações e inscrições devem ser utilizados os seguintes contactos: [email protected]/ 253 204 650.