A Câmara de Guimarães e o CLAIM-Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes promovem nos próximos dias 17 e 18 de dezembro um programa de celebração do Dia Internacional dos Migrantes com iniciativas que procuram destacar a importância das contribuições dos migrantes e abordar os desafios que enfrentam.
O programa, realizado em parceria com o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Guimarães [IN]volve e Palavras Infini – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, arranca este domingo entre as 16h00 e as 20h00, com uma mostra intercultural nas instalações da Escola Secundária Francisco de Holanda.
Este evento conta com a participação do país convidado, Bangladesh, apresentando gastronomia, artesanato, música e dança, proporcionando uma oportunidade única para a comunidade conhecer e apreciar a riqueza cultural deste país.
Já no dia 18, Dia Internacional dos Migrantes, das 14h30 às 16h30, o Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda é palco de um debate direccionado às entidades envolvidas com menores e as suas famílias. O tema em destaque é a integração das crianças.
O CLAIM-Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, em funcionamento desde Maio de 2010, está sediado na Divisão para a Coesão e Desenvolvimento Social e tem como objectivo criar laços culturais e linguísticos entre migrantes e a comunidade local.
Para além de fornecer informações, o CLAIM tem como missão apoiar activamente no processo de acolhimento e integração dos migrantes, promovendo a interculturalidade em diversas áreas de actuação e colaborando com as estruturas locais.
“Estas iniciativas procuram realçar a importância da diversidade cultural e reforçar o compromisso de Guimarães com a integração e acolhimento dos migrantes, celebrando as suas contribuições para a riqueza e dinamismo da cidade”, refere a autarquia.