O PS de Amares voltou, esta terça-feira, a pedir “mais planeamento” na execução de obras no concelho, alertando para “prejuízos significativos para o comércio local”.
“O encerramento de estacionamentos em frente a estabelecimentos comerciais desde quinta-feira na vila de Amares, restringindo o acesso aos mesmos, tem impactos severos na economia local”, refere o partido.
O PS lembra que, “desde o início das obras”, por diversas vias, “tem proposto sugestões e alertado sobre a necessidade urgente de coordenação e fiscalização das obras em curso”.
“Hoje mesmo o PS alertou quer a junta de freguesia de Amares, quer o executivo para a situação que se vive com o comércio em Amares, e vimos agora com este comunicado reforçar a nossa posição”, sublinha.
A estrutura socialista liderada por Gonçalo Alves “insta as autoridades responsáveis a adotarem uma visão mais abrangente na gestão das obras públicas”.
“É imperativo um esforço conjunto para estabelecer um cronograma que minimize os impactos nas vidas dos amarenses e comerciantes, assim como a intensificação da fiscalização para a rápida reposição do pavimento após intervenções. Em reunião de câmara, destacamos a prática de municípios que proíbem a abertura de novas valas enquanto as anteriores não forem tapadas, mesmo que provisoriamente”, sublinha.
Por isso, a concluir, o PS Amares “reitera a necessidade de um planeamento cuidadoso e exorta as autoridades a adotarem medidas proativas para minimizar os transtornos às vidas dos cidadãos, especialmente durante o período festivo, assegurando a rápida reposição do pavimento após intervenções e promovendo a colaboração com a comunidade e o comércio local”.