Um grupo de 200 jovens vai participar num ‘hackathon’ na noite de 24 de abril do próximo ano, no gnration, em Braga, para refletir sobre a democracia e a influência da tecnologia.
na véspera dos 50 anos do 25 de Abril, 200 jovens são desafiados a participar no ‘Hackfordemocracy25A’ (24 de abril) – um ‘hackathon’ interdisciplinar e criativo com vista a fomentar o envolvimento cívico e os valores que podem ajudar a garantir uma democracia sólida”, pode ler-se no comunicado divulgado pelo Circuito -Serviço Educativo da Braga Media Arts.
Em declarações à Lusa, a coordenadora de mediação e participação do Theatro Circo (que gere o gnration e é responsável pelo projeto Braga Media Arts), Sara Borges, explicou que a iniciativa é parte do projeto European Digital Deal, financiado pelo programa Europa Criativa, que liga 13 instituições a trabalhar entre a arte e a tecnologia.
“O projeto em si tem duas dimensões: artística e educativa. De forma global, pretende pensar sobre a forma como a tecnologia está a afetar os valores democráticos europeus, de formas positivas ou negativas, é toda uma reflexão em torno disso”, disse Sara Borges.
Na noite de 24 para 25 de Abril de 2024, “jovens dos 13 aos 15 anos vão ser convidados a simular, através da experiência ‘gaming’, toda uma realidade paralela e a refletir sobre estas questões da democracia”.
“Aqui a ideia é simular, através de práticas do ‘gaming’ haver uma experiência de viver num ambiente não democrático, para depois haver um momento de confronto e de acordarem numa madrugada em que a democracia já está presente”, explicou Sara Borges, realçando que os moldes da iniciativa ainda estão a ser delineados.
A programação de 2024 do Circuito vai começar em janeiro com “Bertie”, um projeto da artista Rita Barbosa, que vai ser apresentado em simultâneo no gnration e nos teatros do Campo Alegre e Rivoli, no Porto.
“Num ambiente virtual apocalíptico, poluído por montanhas de lixo digital e povoado por personagens abandonadas, as pessoas que jogam terão de navegar neste território tecno melancólico juntes, enquanto se deparam com noções de legado, orfandade, desperdício”, pode ler-se na sinopse do espetáculo.
O Circuito tem abertas inscrições — a músicos profissionais ou não-profissionais – para a Orquestra de Dispositivos Eletrónicos (ODE), que vai acontecer entre fevereiro e novembro, em 2024 sob direção do músico Rui Souza. A primeira apresentação do trabalho da ODE vai acontecer na bienal ÍNDEX, em maio.
Para crianças e famílias, o serviço educativo da Braga Media Arts vai programar sessões-concertos entre fevereiro e junho, cinema de animação e também oficinas de programação para crianças dos 07 aos 17 anos, entre outras iniciativas.
O programa do Circuito inclui ainda o “Circuito Avançado” para públicos jovens e adultos, com ‘masterclasses’ de artistas como Peter Kutin e Patrick Lechner, Steve Gunn e David Moore, Elías Merino e Tadej Droljc, entre outros.
É possível consultar a programação e obter mais informações AQUI.